A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, em Minas Gerais, confirmou que seu site oficial sofreu uma tentativa de ataque cibernético no início dessa semana, obrigando o time de Tecnologia da Informação da instituição a suspender a disponibilidade e o acesso ao domínio de internet.
De acordo com nota veiculada no site após a retomada dos acessos, tão logo as tentativas de invasão foram detectadas, todos os protocolos de Segurança foram acionados, tanto pelo time de TI quanto pela empresa responsável pela hospedagem do endereço. Isso inclui a retirada do site do ar e a interrupção de todos os acessos.
“As análises técnicas confirmaram que não houve comprometimento, vazamento ou acesso indevido a dados ou sistemas da Prefeitura. O ocorrido se limitou à alteração de uma imagem em uma única página do Portal do Cidadão, sem impacto nos demais serviços”, acrescentou o comunicado.
A nota não deu mais informações da natureza do incidente ou se há alguma hipótese sobre o objetivo desse ataque. Porém, neste momento, todos os sistemas ligados à rede de internet estão restabelecidos e operam normalmente. A Prefeitura também informa que registrará um Boletim de Ocorrência para que todos os fatos sejam apurados devidamente.
Esse incidente em Poços de Caldas se une aos outros 24 incidentes mirando prefeituras apenas nesse ano de 2025. Entre esses casos, o mais recente atingiu a Prefeitura Municipal de Cabedelo, município no estado da Paraíba. O incidente cibernético mirou a sede da Secretaria de Assistência Social (Semas), e de acordo com o órgão público, já foram tomadas as medidas necessárias para conter o ataque e garantir a continuidade da operação dos serviços.
A Security Report publica, na íntegra, nota veiculada pela Prefeitura de Poços de Caldas:
“A Prefeitura informa que identificou, na noite desta segunda-feira (15), uma tentativa de ataque cibernético ao seu site. Imediatamente, foram acionados os protocolos de segurança, com apoio da empresa responsável pela tecnologia da informação, incluindo a suspensão preventiva do site institucional e o bloqueio temporário de acessos.
As análises técnicas confirmaram que não houve comprometimento, vazamento ou acesso indevido a dados ou sistemas da Prefeitura. O ocorrido se limitou à alteração de uma imagem em uma única página do Portal do Cidadão, sem impacto nos demais serviços.
Todos os sistemas já foram restabelecidos e operam normalmente. A Administração Municipal registrará boletim de ocorrência para apuração dos fatos e adoção das medidas legais cabíveis.”