Os desafios da Segurança da Informação no ciberespaço

Segundo Fernando Pedro de Moraes, professor da Universidade Mackenzie, época de festas é um ótimo momento para cibercriminosos utilizarem seus conhecimentos para rastrear vulnerabilidades e prejudicar consumidores, enquanto profissionais de SI precisam garantir a proteção das informações pessoais e financeiras no ambiente digital

Compartilhar:

Nos aproximamos do final do ano e da temporada de compras, de férias e de festas! Todas as oportunidades e vantagens de comprar presentes no ciberespaço (espaço de comunicação mediada por redes de computadores) se misturam e se aproximam de uma forma totalmente conectada e interconectada entre as lojas virtuais de grandes magazines e as redes sociais. Os consumidores vão bater na porta das lojas on-line e começarão uma grande corrida em busca de vantagens nas compras para os presentes de final de ano.

 

Durante esta época acontece a Black Friday, ou simplesmente Sexta Negra, com centenas de milhares de oportunidades de descontos de diversas marcas de produtos. Os compradores, naturalmente, buscam melhores preços e oportunidades para fazer negócios, mas é um ótimo momento para cibercriminosos (crackers – termo usado aos praticantes de quebra – cracking – de sistemas de segurança) utilizarem seus conhecimentos para rastrear este universo em busca de vulnerabilidades (falhas em sistemas) e cometerem seus crimes digitais. Em anos anteriores, durante o final desta semana de sexta-feira negra, sempre vieram à tona notícias de exposição de fraude de dados de clientes em compras on-line.  Na maioria das vezes as lojas sofriam com a prática destes cibercriminosos, com seus malwares (softwares mal-intencionados), e acabavam tendo seus sistemas de venda invadidos e infectados.

 

Por isso, já que sempre existe uma série de quebras de segurança que afetam tanto consumidores no mundo todo, é importante que todos sejam mais cuidadosos e criem mecanismos e práticas para sua real proteção.

 

Dicas de segurança – Consumidores

 

Sites confiáveis

 

Verifique sempre a origem do site, dando preferência aos mais conhecidos. Assim mesmo verifique: se a página possui um Selo de Segurança (Selo que certifica a confiabilidade em transações eletrônicas); confirme se existem os chamados Certificados Digitais (SSL) e se ele compreende o mesmo endereço do site conectado para a sua compra; observe se existe um cadeado e ele está fechado. (A posição do cadeado é bem na barra do seu navegador da internet); veja também se existe a letra “S” no endereço do site que você está conectado (HTTPS).

 

Evitar promoções muito atraentes

 

Embora você faça compras para aproveitar todas as promoções, existem alguns descontos que podem ser uma farsa disfarçada. Não existem milagres!!! Este ambiente é o preferido dos cibercriminosos, fique atento se você receber um e-mail de um remetente desconhecido anunciando uma promoção eletrônica barata ou gratuita, isso pode ser um sinal de um golpe!! Cuidado, não informe seus dados.

 

Monitore sempre seu cartão de crédito e todas as movimentações de seus extratos bancários

 

Os cibercriminosos tiram proveito do fato de que você estará entretido com as oportunidades de ofertas de compras para monitorar ativamente suas contas financeiras. Nunca pare de conferir suas contas bancárias para evitar qualquer atividade suspeita. Lembre-se que você sempre tem suporte das centrais de atendimento das operadoras e dos bancos.

 

E vale lembrar…

 

Pesquise as informações sobre a promoção e o site para verificar os comentários; utilize sempre um antivírus para manter seu computador ou dispositivo mais seguro; Cuidado ao utilizar computadores ou dispositivos de terceiros, nunca sabemos o que é feito por eles e suas práticas de segurança e acesso.

 

 

* Fernando Pedro de Moraes é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Campinas

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Mercado

Hotéis na mira do vazamento de dados

Pesquisa da Symantec revela que sites podem vazar suas informações de reserva, permitindo que outras pessoas vejam os dados pessoais...
Security Report | Mercado

Tendências de segurança em Sistemas de Controle Industriais

Análise categoriza e classifica os riscos mais recorrentes após observação empírica; menos um terço dos riscos críticos e de alta...
Security Report | Mercado

Minsait amplia oferta de inteligência e segurança de redes com a Allot

Aliança entre as empresas tem como foco suprir a demanda do mercado de telecom brasileiro por dados analíticos com foco...
Security Report | Mercado

Boldon James lança solução de classificação de dados

OWA Classifier estende o suporte de classificação de dados do Outlook para o Microsoft Office 365