Onda de ciberataques assola órgãos de Brasília

Enquanto o STJ conta com ação da Polícia Federal para investigar o incidente, suspeito de ser do tipo ransomware, Datasus e Secretaria de Economia desligam servidores para garantir segurança dos dados. TSE reforça medidas de proteção dos sistemas

Compartilhar:

Após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) sofrer um ataque cibernético na última terça-feira (03), outros órgãos de Brasília também estão sob ataque de hackers. Nesta quinta-feira (05), a Secretaria de Economia do Distrito Federal informou que identificou uma tentativa de ataque aos sistemas do Governo Federal. E, para garantir a segurança dos dados, todos os servidores ficaram fora do ar.

 

A Subsecretaria de Tecnologia (Sutic) da pasta trabalha para resolver o problema. Além disso, a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil, foi acionada e investiga o caso.

 

O Ministério da Saúde também relatou problemas com acesso à internet, linhas de telefone fixo e e-mails corporativos, mas não confirmou se houve uma invasão. No final da tarde, a pasta comunicou a existência de um vírus em algumas estações de trabalho. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) investiga o problema e trabalha para o reestabelecimento do serviço.

 

O órgão enviou um comunicado informando a existência de um problema técnico, que está impedindo o acesso de usuários às máquinas do Ministério da Saúde. Com isso, preventivamente, o Datasus desativou as redes e o acesso à VPN, sem previsão de retorno.

 

Durante a semana, páginas do governo federal e do Judiciário confirmaram incidentes semelhantes. Na quarta-feira (04), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou que sofreu um ataque cibernético, o que causou a paralisação das atividades. O ataque, suspeito de ser do tipo ransomware, ocorreu quando aconteciam as sessões de julgamento dos colegiados das seis turmas.

 

A presidência do tribunal já acionou a Polícia Federal para investigar o ocorrido. Ainda não se sabe se houve algum vazamento de dados, mas as notícias que circularam na tarde do dia 05 informaram que agentes da Polícia Federal está empenhada para desvendar o caso e achar os culpados.

 

Todos os sistemas do tribunal, incluindo o Site Oficial, estão fora do ar. Além disso, por precaução, a Corte suspendeu todas as sessões de julgamento e audiências online até a próxima segunda-feira (14), data prevista para a normalização das atividades. O Tribunal informou ainda que as demandas que importem em perecimento de direito (demandas urgentes, como liminares em habeas corpus) estarão centralizadas na presidência do STJ por igual prazo.

 

A área de TI do STJ recomendou que Ministros e servidores não utilizem qualquer computador que esteja ligado ao sistema do STJ, até que seja garantida a segurança das conexões.

 

TSE

 

Devido aos ataques cibernéticos em alguns órgãos de Brasília e ao período que antecede as eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou nesta quinta-feira (05/11) que intensificou os procedimentos de segurança de seus sistemas de informática e que novas medidas de segurança virtual foram tomadas. Em nota, TSE assegurou que o sistema de votação brasileiro é seguro e que a urna é um equipamento isolado.

 

“A urna é um equipamento isolado, o que preserva um dos requisitos básicos de segurança do sistema. Além disso, a totalização dos votos após o envio das informações pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) funciona por meio de rede privativa criptografada”, diz a nota.

 

*Com informações da Agência Brasil

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...