O que falta para melhorar a Segurança Cibernética de PMEs?

De acordo com a KingHost, Pequenas e Médias empresas precisam agir para proteger não sómente suas operações, mas a confiança depositada pelos clientes. Autenticação Multifator, proteção de e-mails e criptografia de dados são os métodos mais úteis

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Desde a pandemia de Covid-19, as compras online viraram parte da rotina dos consumidores, assim como, infelizmente, ataques cibernéticos contra pequenas e médias empresas (PMEs). Um levantamento da Clear Sale apontou que, no 1º trimestre do ano passado, houve aproximadamente 785 mil tentativas de fraude no varejo online, aumento de 23,6% em relação ao mesmo período de 2021.

Dados do anuário CX Trends 2023, da Octadesk, revelam que 54% dos consumidores desistem de comprar quando sentem que a empresa não é confiável ou é um golpe, podendo isso refletir consideravelmente no faturamento, receita e na reputação das PMEs que possuem uma loja online ou divulgam seus serviços na internet.

Para proteger o site do seu negócio, a KingHost traz 10 dicas de segurança para PMEs evitarem ataques cibernéticos. Confira:

1. Certificado SSL (Secure Sockets Layer): a implementação é uma das formas mais comuns e eficazes de proteger um site ou uma loja online. Esse certificado criptografa as informações transmitidas entre o navegador do cliente e o servidor do site, o que garante que os dados sensíveis, como números de cartão de crédito, não possam ser interceptados por terceiros;

2. Criptografia de dados: além do certificado SSL, o negócio pode utilizar outras técnicas de criptografia de dados para proteger as informações de clientes nas suas aplicações, incluindo senhas e outras informações sensíveis;

3. Autenticação de dois fatores: é uma técnica que exige que clientes forneçam duas formas de identificação antes de concluir a compra. Por exemplo, pode-se pedir a clientes que digitem um código enviado para o seu celular ou que respondam a uma pergunta de segurança antes de prosseguir com a compra;

4. Verificação de endereço de IP: a empresa pode utilizar tecnologias que verificam o endereço de IP de clientes para determinar se a compra está sendo realizada a partir de um local confiável. Isso pode ser especialmente útil para evitar fraudes;

5. Uso de plataformas confiáveis para venda: é recomendável que as empresas construam sua presença online em plataformas confiáveis, hospedadas em servidores com alta disponibilidade e boa reputação, integrem gateways de pagamento seguros e serviços de entrega confiáveis para garantir que as informações dos clientes sejam protegidas durante todo o processo de compra;

6. Contas de email com endereço que tenha o nome da empresa: enviar um orçamento, proposta ou mesmo formalizar uma venda usando um email com domínio personalizado, que consta o nome da empresa, traz muito mais credibilidade para quem se relaciona, afinal somente colaboradores legítimos da empresa terão contas neste domínio (diferentemente de e-mails gratuitos, em que qualquer pessoa pode criar e se passar por uma empresa);

7. Atenção aos emails corporativos: as PMEs ainda devem aplicar, em seus emails corporativos, a criptografia na conexão com servidores de email, não utilizar senhas padrões para os colaboradores, não compartilhar senhas entre colaboradores e ficar atenta a qualquer retorno de envio de email enviado, pois pode indicar a utilização por algum invasor;

8. Soluções de suporte ao cliente: além das tecnologias envolvidas com a venda, pagamento e entrega, contar com uma equipe para prestar um suporte mais ágil e eficiente aos clientes, pode auxiliar a aumentar a confiança dos consumidores na loja virtual;

9. Comunicação preventiva aos consumidores: é importante a PME repassar cuidados aos clientes para prevenir os golpes digitais. Por meio dos canais de comunicação, compartilhar cuidados para uma compra segura e mostrar o endereço correto do site com certa frequência, além de compartilhar todo o procedimento de contato;

10. Investa na presença online: construir uma reputação online significa primordialmente construir canais oficiais do negócio com seu nome (tanto redes sociais quanto site com um endereço que tenha o nome da empresa). Esses canais devem ter máxima visibilidade, o que garante ao cliente encontrá-los, saber como pode entrar em contato se necessário, e também saber o que outras pessoas falam sobre a empresa. Monitorar a marca em sites, anúncios de buscadores e redes sociais também é fundamental para evitar que cibercriminosos enganem consumidores.

Pessoas empreendedoras que possuem uma loja online ou divulgam seus serviços na internet precisam focar em desenvolver e implementar políticas de segurança e privacidade para blindar os dados dos usuários.



Essas medidas devem abranger pontos como: o que os funcionários podem ou não fazer com os dados, como os dados devem ser armazenados e como devem ser implementadas as medidas de segurança para proteger os dados. Além disso, é imprescindível conscientizar todos os níveis operacionais da empresa sobre proteção de dados e segurança.


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