A equipe do Security Leaders segue com os preparativos finais para promover mais uma edição em formato híbrido do Congresso que reúne toda a comunidade nacional de líderes e profissionais de Segurança da Informação. Nesta edição, os painéis de debate contam com uma novidade: a moderação de CISOs em parceria com Graça Sermoud, diretora executiva do Security Leaders. O objetivo é fomentar uma discussão mais estratégica, pautada no business, destacando os principais problemas que afligem os CISOs, além das melhores práticas para solucionar esses problemas.
Na quarta-feira (26), o primeiro painel de debates será às 09h30 na Plenária Security Leaders com o tema “O CISO 5.0 e a carreira Cyber”. Tópicos em como lidar com a escassez e retenção de talentos e o desenvolvimento de novos skills serão amplamente explorados pelos líderes do mercado: Cleber Brandão, Head de Cybersecurity e Red Team no C6 Bank, Gabriel Nunes, CISO no BTG Pactual, Ianno Soares, CISO na AeC e Luiz Barbosa, Regional Sales Director na Fortinet. A moderação do debate ficará por conta do Head de Segurança da Informação e Cyber Security na Riachuelo, Rodrigo Godoi, e Graça Sermoud.
Já no período vespertino, às 13h20, Graça Sermoud e Ticiano Benetti, CISO na Natura & Co comandam o segundo painel sobre “Cultura, Educação e Conscientização em Cyber Security. Como unir essas três frentes”, com participação dos executivos: Afonso Coelho, CISO na Prumo Energia, Leonardo Ovídio, CISO na Brookfield Renewable, Leonardo Muroya, CISO no Banco BV e Felipe Nascimento, Director, Technical Solutions Engineering para Latam na Tanium.
O custo médio de uma violação de dados aumentou 52% pós pandemia. Roubo de credenciais e aliciamento de acessos privilegiados têm sido um dos desafios: avanços, riscos e estratégias de disseminação da cultura de privacidade. O assunto promete render muitos comentários às 17h10 no painel “O download permanente da cultura de privacidade de dados”.
Clayton Soares, DPO e Gerente Executivo de Governança de TI e SI no Grupo Pague Menos, Fabio Xavier, Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação no TCESP, Roberto Toscani, DPO e CISO na AeC e Daniel Pinto, Senior Sales Engineer na OneTrust estão confirmados para essa discussão. A mediação ficará por conta da jornalista e diretora do Security Leaders, Graça Sermoud e o Head de TI e Security na Claro, Alex Amorim.
2° dia de Congresso
Na quinta-feira (27), a programação continua com o primeiro painel no período matinal, às 09h30, que abordará as constantes ameaças cibernéticas no cenário pós pandemia diante do avanço do acesso remoto: vários tipos de ransomware e ameaças digitais avançadas desafiam as organizações e os líderes de segurança. Graça Sermoud e CISO no Banco BMG, Pedro Nuno mediam essa discussão sobre “Ataques simultâneos, extorsão tripla e múltiplos invasores, o que esperar desse cenário em 2023”.
Para completar esse time e aprofundar ainda mais o assunto, além do compartilhamento de vivências e melhores práticas, Alexandre Domingos, CISO na Dasa, Marcos Donner, CISO Agibank, Gabriella Barbutti, Especialista em Cybersegurança no Banco Itaú e Marcos Oliveira, Country Manager na Palo Alto Networks estão com presença mais que confirmada.
Uma pesquisa recente mostrou que empresas que buscam contratar profissionais acima de 50 anos, mulheres e negros atingem maiores índices de retenção e são mais empáticas. No caso das equipes 50+ o resultado vai além, mostrando que uma equipe mais sênior pode ser menos vulnerável ao aliciamento e à engenharia social.
Para explorar ainda mais essa pesquisa e o quanto esse assunto ainda é um grande desafio para o mercado, o Security Leaders preparou um painel de debates sobre “Diversidade nos times de segurança pode ser a saída para o gap de mão de obra” e somente com mulheres que atualmente atuam em Cyber: Márcia Tosta, CISO na Petrobras, Juliana Pivari, Gerente de SI no Grupo Dimed e Jackeline Almeida, Coordenadora de infraestrutura de TI e SI no DATASUS. Fernanda Vaqueiro, CISO na V.Tal mediará essa discussão ao lado da Graça Sermoud.
“Resiliência e resposta a incidente como um ativo do negócio”, será o tema central do último painel, às 17h10 com mediação da Graça Sermoud ao lado do Ricardo Castro, Information Security Manager na Creditas, além dos profissionais convidados do setor: Douglas Rocha, Gerente Executivo de Segurança da Informação no Banco Inter, Paulo Yukio, Head de Compliance, Risco, Segurança e Privacidade na Ypê e Robson Santos, Chief Security Officer na Comgás.
Vale lembrar, que a agenda do Security Leaders também contará com Cases de Sucesso, Trilhas Executiva, Estratégica e de Inovação Tecnológica, um Comitê inédito de CISOs para debater problemas e apontar soluções, Premiação Security Leaders, além de diversas palestras importantes para auxiliar os CISOs e líderes de SI a tomarem melhores decisões em proteção de dados, privacidade e segurança cibernética. As inscrições seguem abertas ao público.