Newland reforça apoio de Cibersegurança contra novas ameaças cibernéticas

Assim como em outros casos de empresas em crescimento, o Grupo New, gestora das concessionárias Newland, decidiu agir contra o cenário de cibercrimes mais sofisticados e fortaleceu sua capacidade de resposta do ambiente tecnológico

Compartilhar:

Entre os diversos desafios que o Grupo New enfrenta no que diz respeito à Segurança da Informação, proteger a rede de 32 concessionárias espalhadas pelo Nordeste de ataques cibernéticos figura no topo da lista. Essa demanda crítica fez a companhia ver na parceria com a Network Secure e Fortinet um caminho para mitigar as ameaças e incidentes que poderiam comprometer profundamente a continuidade do negócio.

 

Fundada em 1992, o grupo responsável pelas revendedoras de carros Newland viu sua infraestrutura varejista crescer rapidamente, alcançando a marca de 1500 colaboradores atuando em 30 lojas diferentes. Naturalmente, o aumento visível da marca atrai as atenções de grupos cibercriminosos interessados em se aproveitar do aumento da complexidade operacional e forçar paralisações dos sistemas em troca de pagamentos.

 

“Nessas situações, o básico bem-feito costuma ser a causa de uma estratégia dar certo ou errado. São tantas normas, tecnologias e parcerias, que perdemos o foco dessa parte tão importante. Embora esses temas sejam importantes, a maioria dos ataques cibernéticos nasce de alguma negligência a demandas mais comuns”, explica Tadeu Vieira, Gerente de TI do New, durante palestra de estudo de caso no Security Leaders de Fortaleza.

 

Esse desafio, bastante comum entre empresas no Brasil em franco crescimento, exige que os profissionais de SI e Tecnologia dividam demasiadamente suas atenções, demandando o auxílio de vendors parceiras para compartilhar os trabalhos de monitoramento, detecção e resposta dos incidentes. O Newland encontrou esse apoio com a Network Secure.

 

As fornecedoras estabeleceram um trabalho conjunto com base nos quatro times de suporte da Network: Defensiva, ofensiva, coordenação e compliance. A proposta era testar a resistência da estrutura de SI por meio de pentests e hackers éticos, que gerariam conhecimento para treinar as equipes defensivas e municiar os grupos de governança para suportar a resposta estrutural das concessionárias.

 

Através desse processo contínuo, os profissionais de TI do Grupo New viram seu grau de maturidade crescer e lhes permitir responder ao novo patamar de ameaças que a rede de vendas enfrentava agora. Além disso, a alta capacidade de integração das ferramentas de Segurança, oferecidas pela Fortinet, otimizaram o trabalho.

 

“Nossa ação também se baseou na experiência que temos do negócio. Para saber o que é mais crítico, é necessário ter insights corretos de uma diretoria engajada. De certa forma, a TI também se tornou vendedora, considerando o quanto aprendemos ali. Essa união de experiência e técnica oferece um caminho mais valioso ao Business”, acrescenta Vieira.

 

O executivo também falou sobre como engajar a diretoria do negócio na estratégia de Segurança. “O board costuma ter uma visão focada em risco, receita e despesa. Portanto, nosso objetivo é justificar nosso ROI a partir do quanto evitamos em perdas e podemos viabilizar de ganhos, mantendo a operação funcionando”, encerra ele.

 

Os eventos regionais do Security Leaders trouxeram uma série de casos de uso e discussões de alto nível sobre os temas mais importantes da Cibersegurança. Agora, nos dias 23 e 24 de outubro, essa troca de informações continuará no Congresso Security Leaders Nacional, com parceiros da indústria e C-Levels das maiores empresas do país, acrescentando conhecimento a essa comunidade. As inscrições para o evento, presencial e online, estão abertas neste link.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Fundamentos da Cyber são construídos por diversidade nas equipes, afirmam gestoras da AWS

As lideranças femininas da provedora de tecnologia de cloud promoveram entrevistas com a imprensa durante o re:Inforce 2025, com o...
Security Report | Destaques

STF define responsabilização de Big Techs por conteúdos criminosos

A Suprema corte concluiu votação sobre a inconstitucionalidade parcial do artigo 19 do Marco Civil da Internet, ampliando a responsabilização...
Security Report | Destaques

Agindo no caos: Como construir resiliência em meio às inovações?

O Security Leaders Florianópolis abriu seus trabalhos no evento de estreia na capital catarinense com o Keynote de abertura do...
Security Report | Destaques

Com automação, integração e foco na conformidade, Dock aprimora sua governança de dados

Em parceria com a Securiti e Defcon1, empresa de tecnologia para pagamentos e banking renova seu modelo de gestão de...