Ministério da Saúde alerta sobre Fake News envolvendo certificados de vacinação

De acordo com nota oficial, órgão não envia comprovantes de vacinação via e-mail, pois o procedimento deve ser feito por meio do aplicativo Conecte SUS. Porém, a ferramenta ainda segue fora do ar por conta de incidente cibernético

Compartilhar:

Ministério da Saúde divulgou na tarde desta quarta-feira (15), um comunicado alertando seus usuários sobre a circulação de falsos e-mails informando que a emissão de certificados de vacinação digitais podem ser baixados através de um link. O Órgão reforçou que não envia esse tipo de comprovante via e-mail e que o procedimento deve ser feito por meio do aplicativo Conecte SUS.

 

“O Ministério alerta ainda para o cuidado com e-mails falsos. Evite clicar em links desconhecidos e sempre observe o conteúdo das mensagens. Assim como a mensagem atribuída ao Ministério, esses textos geralmente contêm erros gramaticais e informações desencontradas”, diz nota publicada.

 

A ferramenta em questão ainda segue temporariamente indisponível desde a madrugada da última sexta-feira (10), após o Ministério da Saúde sofrer um incidente cibernético, interrompendo a operação de alguns sistemas. Ainda em nota divulgada, a pasta ressalta que segue trabalhando diuturnamente para restabelecer o serviço o mais rápido possível.

 

Nesta terça-feira (14), o ataque ao órgão de saúde ganhou um novo capítulo, já que a Controladoria Geral da União, a Polícia Rodoviária Federal e o Instituto Federal do Paraná confirmaram que também tiveram serviço de computação em nuvem invadido. Assim como o Ministério da Saúde, todos usam o serviço de nuvem contratado pelo governo federal via Embratel.

 

Ao longo dos últimos meses, a Security Report acompanhou diversas instituições públicas se envolveram em incidentes cibernéticos e ontem promoveu um debate na íntegra com líderes desse setor para debater sobre o quanto o cenário é crítico, como também o tratamento de informações sensíveis e os planos de resposta a incidente.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:

 

“Circulam por e-mails mensagens falsas informando que o Ministério da Saúde emite certificados de vacinação digitais para serem baixados por meio de um link. Fique atento: a pasta não envia esse tipo de comprovante via e-mail. O Certificado Nacional de Vacinação só é disponibilizado, pelo Ministério da Saúde, por meio do aplicativo Conecte SUS.

 

A pasta trabalha diuturnamente para restabelecer o serviço pelo aplicativo o mais rápido possível.

 

O Ministério alerta ainda para o cuidado com e-mails falsos. Evite clicar em links desconhecidos e sempre observe o conteúdo das mensagens. Assim como a mensagem atribuída ao Ministério, esses textos geralmente contêm erros gramaticais e informações desencontradas.

 

Os canais do Ministério da Saúde, como redes sociais e portal, são as únicas fontes oficiais de informação. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas na Ouvidora, no telefone 136″.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Órgão da ONU para desenvolvimento investiga ataque com extorsão de dados

O programa internacional de fomento alertou, em nota publicada no site oficial, para a ocorrência de um incidente contra o...
Security Report | Destaques

Ataque Cibernético derruba site de prefeitura no Piauí

Em nota divulgada por meio das redes sociais, a prefeitura do município de Pedro II informou que um incidente cibernético...
Security Report | Destaques

Cisco aposta na proteção de nuvem com novas usabilidades da IA

Durante encontro com jornalistas no Cisco Engage Brasil 2024, a empresa tratou dos próximos passos de diálogo com o setor...
Security Report | Destaques

Polícia Federal interrompe emissão de passaportes por tentativa de ciberataque

Em nota publicada hoje (18) no site oficial, a autoridade policial informa que o incidente ocorreu ainda no começo dessa...