Dados nacionais da Netscout publicados neste mês da conscientização da Segurança Cibernética mostram ainda ser necessário percorrer um longo trajeto. Os números indicam que o Brasil é o principal alvo de cibercriminosos na América Latina, com setores específicos recebendo atenção especial, como Telecomunicações, sofrendo 33.846 ataques em 2023, transportes de carga por caminhões (26.005 ataques) e servidores de processamento de dados (19.884 ataques).
Além disso, o Brasil ocupa o Top 5 de fontes de ataques DDoS, com 13,3%, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 26,5%. Outras ameaças, como o phishing, são predominantes: os provedores, através de uma taxa, oferecem desde sites falsificados a campanhas de e-mail em massa e técnicas de evasão de detecção.
Iniciativas de segurança
A campanha de outubro se iniciou nos Estados Unidos e expandiu-se internacionalmente, com o objetivo de promover ações entre empresas e cidadãos para se protegerem de possíveis ataques virtuais, assim como disseminar a importância de se prevenirem.
Por ser um tema que que exige esforços tanto do Poder Público quanto de empresas privadas e da sociedade civil, a educação em cibersegurança é cada vez mais necessária, pois os criminosos fazem o uso constante das inovações com objetivo de desenvolver novos métodos de invasão vazamento de informações, fraldes e golpes. Mesmo com o avanço da tecnologia contribuindo na facilitação desse combate cotidiano.
Assim, projetos corporativos espalhados pelo mercado, como o Congresso Security Leaders, buscam discutir caminhos para uma maior segurança no Mercado Brasileiro de Segurança da Informação, através do compartilhamento de informações e na troca de experiências, através de eventos que contam com especialistas das áreas.
Já para a Proofpoint, uma das alternativas foi a criação de um kit gratuito sobre conscientização. A empresa explica que, após o download, o usuário terá acesso a conteúdo sobre ameaças à navegação, chatbots com AI, vídeos e materiais que reforçam a educação cibernética, são alguns dos benefícios.
No âmbito do Poder Público, o Ministério Público Federal fez o lançamento do site “De Boa na Rede”, que reúne instruções para auxiliar pais e responsáveis no monitoramento das atividades de crianças e jovens na internet, a iniciativa faz parte de uma parceria do Governo Federal e de plataformas da internet.
Para a Procuradora Regional Priscila Schreiner, o novo site “congrega em um só lugar informações para ajudar pais e professores a conhecerem os mecanismos de prevenção de crimes nas principais plataformas e redes sociais, além de trazer orientações para uma navegação segura de crianças e adolescentes na internet”.
Além disso, durante todo o mês, a Agência Nacional de Telecomunicações está promovendo a Campanha Outubro CiberSeguro, com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a proteção e combate das ameaças online. Informações sobre a identificação de tentativas de golpes e fraudes, incluindo aquelas em nome da Agência, assim como evitá-las e resolvê-las, estão presentes
Com informações do Governo Federal