Invasão impacta serviços do Instituto Nacional do Câncer

Consultas estão sendo realizadas com anotações manuais e futuros agendamentos continuam temporariamente suspensos. De acordo com o instituto, o setor de radioterapia foi o mais afetado, enquanto cirurgias e outros procedimentos seguem normalmente

Compartilhar:

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Rio de Janeiro sofreu uma invasão hacker em seu sistema no último sábado (27). De acordo com a instituição, apenas as consultas marcadas anteriormente ao ciberataque estão sendo feitas, o enquanto o agendamento de novas consultas segue suspenso. Nesses processos, as anotações da evolução do paciente estão sendo feitas manualmente, assim como as receitas estipuladas pelos profissionais de saúde.

 

O instituto informou que os programas de segurança interna do sistema foram ativados imediatamente. Diante do cenário, para assegurar a proteção dos dados, foi feita a interrupção dos serviços de tecnologia evitando danos colaterais.

 

O maior impacto foi no setor de radioterapia, ainda suspenso temporariamente.  Porém, as internações, cirurgias, quimioterapias e o funcionamento do CTI continuam normais. Com o objetivo de solucionar a situação o mais brevemente possível, o INCA destacou que, neste momento, toda a equipe de Tecnologia está concentrada em resolver o problema, trabalhando no processo de recuperação do ambiente e revisando todos os pontos possíveis para que o Instituto volte à sua normalidade.

 

Ainda em seu comunicado, informaram que as outras quatro unidades da instituição continuam funcionando, e os agendamentos dos próximos dias estão mantidos.

 

“O INCA reafirma o compromisso com a saúde e bem-estar dos pacientes, suas famílias e colaboradores. Estamos acompanhando de perto os desenvolvimentos do trabalho da equipe de TI para assegurar que o serviço ao público não seja prejudicado, e as marcações possam ser retomadas”, finalizou.

 

Security Report publica, na íntegra, o comunicado divulgado pela assessoria de imprensa da instituição:

 

“O Instituto Nacional de Câncer informa que seu sistema de tecnologia foi invadido no último sábado (27). 

 

Os programas de segurança interna do sistema foram ativados imediatamente. Diante do cenário, para assegurar a proteção dos dados internos, foi feita a interrupção dos serviços de tecnologia evitando danos colaterais.

 

Neste momento, toda a equipe de Tecnologia está concentrada em resolver o problema, trabalhando no processo de recuperação do ambiente e revisando todos os pontos possíveis para que o Instituto volte à sua normalidade. 

 

Cabe ressaltar que todas as consultas agendadas estão acontecendo normalmente, porém com anotações manuais da evolução do paciente, e receitas também à mão. Somente as marcações de consultas subsequentes não estão sendo realizadas. As internações, cirurgias, quimioterapias e o funcionamento do CTI continuam normais. 

O maior impacto foi com o setor de radioterapia, o único que precisou ser suspenso temporariamente. 

 

As quatro unidades do INCA continuam funcionando normalmente, e os agendamentos dos próximos dias estão mantidos.

 

O INCA reafirma o compromisso com a saúde e bem-estar dos pacientes, suas famílias e colaboradores. Estamos acompanhando de perto os desenvolvimentos do trabalho da equipe de TI para assegurar que o serviço ao público não seja prejudicado, e as marcações possam ser retomadas.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Especialistas defendem responsabilidade compartilhada para garantir internet segura

Diante de um ambiente digital cada vez mais amplo, complexo e suscetível a riscos, especialistas defendem que ampliar as capacidades...
Security Report | Destaques

Coletânea normativa do GSI é início da harmonização na Segurança?

Gabinete de Segurança Institucional lançou neste mês o registro que visa reunir em um único documento o arcabouço legal especialmente...
Security Report | Destaques

Crescimento nas violações de identidades reforça desafio em proteger acessos

Descoberta feita pelo Relatório RSA ID IQ aponta que o número de empresas afetadas por violações nas identidades aumentou para...
Security Report | Destaques

Qual o papel do Pix nos incidentes de Segurança em janeiro?

Durante ocorrências que atingiram tanto o Banco do Nordeste quanto as Farmácias Pague menos, a tecnologia foi apontada como o...