Invasão impacta serviços do Instituto Nacional do Câncer

Consultas estão sendo realizadas com anotações manuais e futuros agendamentos continuam temporariamente suspensos. De acordo com o instituto, o setor de radioterapia foi o mais afetado, enquanto cirurgias e outros procedimentos seguem normalmente

Compartilhar:

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Rio de Janeiro sofreu uma invasão hacker em seu sistema no último sábado (27). De acordo com a instituição, apenas as consultas marcadas anteriormente ao ciberataque estão sendo feitas, o enquanto o agendamento de novas consultas segue suspenso. Nesses processos, as anotações da evolução do paciente estão sendo feitas manualmente, assim como as receitas estipuladas pelos profissionais de saúde.

 

O instituto informou que os programas de segurança interna do sistema foram ativados imediatamente. Diante do cenário, para assegurar a proteção dos dados, foi feita a interrupção dos serviços de tecnologia evitando danos colaterais.

 

O maior impacto foi no setor de radioterapia, ainda suspenso temporariamente.  Porém, as internações, cirurgias, quimioterapias e o funcionamento do CTI continuam normais. Com o objetivo de solucionar a situação o mais brevemente possível, o INCA destacou que, neste momento, toda a equipe de Tecnologia está concentrada em resolver o problema, trabalhando no processo de recuperação do ambiente e revisando todos os pontos possíveis para que o Instituto volte à sua normalidade.

 

Ainda em seu comunicado, informaram que as outras quatro unidades da instituição continuam funcionando, e os agendamentos dos próximos dias estão mantidos.

 

“O INCA reafirma o compromisso com a saúde e bem-estar dos pacientes, suas famílias e colaboradores. Estamos acompanhando de perto os desenvolvimentos do trabalho da equipe de TI para assegurar que o serviço ao público não seja prejudicado, e as marcações possam ser retomadas”, finalizou.

 

Security Report publica, na íntegra, o comunicado divulgado pela assessoria de imprensa da instituição:

 

“O Instituto Nacional de Câncer informa que seu sistema de tecnologia foi invadido no último sábado (27). 

 

Os programas de segurança interna do sistema foram ativados imediatamente. Diante do cenário, para assegurar a proteção dos dados internos, foi feita a interrupção dos serviços de tecnologia evitando danos colaterais.

 

Neste momento, toda a equipe de Tecnologia está concentrada em resolver o problema, trabalhando no processo de recuperação do ambiente e revisando todos os pontos possíveis para que o Instituto volte à sua normalidade. 

 

Cabe ressaltar que todas as consultas agendadas estão acontecendo normalmente, porém com anotações manuais da evolução do paciente, e receitas também à mão. Somente as marcações de consultas subsequentes não estão sendo realizadas. As internações, cirurgias, quimioterapias e o funcionamento do CTI continuam normais. 

O maior impacto foi com o setor de radioterapia, o único que precisou ser suspenso temporariamente. 

 

As quatro unidades do INCA continuam funcionando normalmente, e os agendamentos dos próximos dias estão mantidos.

 

O INCA reafirma o compromisso com a saúde e bem-estar dos pacientes, suas famílias e colaboradores. Estamos acompanhando de perto os desenvolvimentos do trabalho da equipe de TI para assegurar que o serviço ao público não seja prejudicado, e as marcações possam ser retomadas.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Prefeitura de Cuiabá confirma tentativa de ataque cibernético ao sistema de Saúde Pública

Prefeitura confirma que ataque cibernético ao sistema de Saúde Pública de Cuiabá é contido; órgão aciona protocolos de segurança e...
Security Report | Destaques

“Adotar Zero Trust é uma maratona”, afirma CISO do Grupo Protege

Durante o Security Leaders Nacional 2025, o Grupo Protege, Zscaler e AK Networks unem forças para apresentar a jornada de...
Security Report | Destaques

Cenário de DDoS: O que esse método de ataque representa para a Segurança Global?

O Relatório de Ameaças de ataques de negação de serviço da Cloudflare aponta que o Brasil foi a segunda nação...
Security Report | Destaques

“Cibersegurança é habilitadora dos nossos negócios”, diz CISO da Clash

Para uma companhia ativa no mercado de aquisições corporativas, gerenciar todos os níveis de Segurança das novas empresas, cada uma...