[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Soluções com IA embarcada podem apoiar defesa de APIs?

Cenário deflagrado de riscos às APIs fez organizações como a F5 ampliarem seus investimentos estratégicos em favor de embarcar cada vez mais tecnologias baseadas em Inteligência Artificial. Disso nasce a plataforma F5 Distributed Cloud Services, cuja meta é reduzir a complexidade de se proteger a explosão de aplicações que movem os negócios digitais

Compartilhar:

No relatório de estratégia de aplicações de 2024 da F5, 88% das empresas relatam que implementam aplicações e APIs em vários locais. As empresas perceberam que nenhuma nuvem única é perfeita para as aplicações. Por outro lado, as arquiteturas híbridas e Multicloud oferecem a flexibilidade necessária para oferecer experiências digitais modernas e atender às expectativas altíssimas dos usuários.

 

Isso criou uma complexidade imensa em ambientes de aplicações corporativos e só continua a crescer. A mesma pesquisa descobriu que a porcentagem de organizações que hospedam suas aplicações em seis ambientes diferentes dobrou no ano passado, para 38%.

 

Ao mesmo tempo, as aplicações e os dados críticos que fluem por eles se tornaram os alvos preferenciais para ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados. A complexidade não está apenas desacelerando as operações, ela está expandindo a área de superfície de ameaças e criando riscos substanciais para as organizações.

 

À medida que a IA impulsiona o crescimento no volume de aplicações e APIs, ela está adicionando desafios de segurança significativos que as empresas devem resolver. Novas experiências digitais orientadas por IA são altamente distribuídas com uma mistura de fontes de dados, modelos e serviços espalhados por ambientes locais, de nuvem e de borda, todos conectados por uma rede em expansão de APIs. A proteção dessas conexões de APIs e dos dados que as atravessam é o desafio crítico de segurança que as empresas devem enfrentar ao implantar mais serviços habilitados para IA.

 

Em um momento em que a segurança de APIs nunca foi tão importante e complexa, a estratégia da F5 é eliminar a necessidade de os clientes pagarem e gerenciarem soluções de segurança de APIs separadas, criando um espaço unificado para testes, gerenciamento de postura e proteção de tempo de execução.

 

Diante desses fatos, a F5 investiu em testes de código de APIs e análise de telemetria para a plataforma F5 Distributed Cloud Services. A ideia é transformá-la em uma solução de segurança de APIs abrangente e pronta para Inteligência Artificial. Além disso, a F5 pretende lançar este ano um assistente de IA que, por meio de interface de linguagem natural, servirá como um parceiro inteligente para equipes de TI e segurança.

 

A empresa anunciou, ainda, que está difundindo a tecnologia em todo o portfólio, via recursos inteligentes e que ajudam a proteger contra ameaças sofisticadas. A meta é facilitar a proteção e o gerenciamento de ambientes de aplicações Multicloud.

 

“As empresas já enfrentam uma complexidade assustadora e um cenário de ameaças em rápida mudança. A pressão adicional para proteger e fornecer serviços de IA agrava isso, colocando muitas equipes de segurança e TI em uma posição insustentável”, disse François Locoh-Donou, presidente e CEO da F5.

 

“É nossa missão entregar soluções que reduzam muito essa complexidade para que nossos clientes possam se concentrar no que mais importa para eles: seus negócios. Estamos fornecendo novos recursos que garantem que os clientes estejam prontos para a IA, tornando significativamente mais fácil para eles proteger e alimentar cada aplicação, cada API, onde quer que estejam rodando”, afirmou.

 

A adição de recursos de API Wib também permite a detecção de vulnerabilidades e a observabilidade nos processos de desenvolvimento de aplicações, garantindo que os riscos sejam identificados e as políticas implementadas antes que as APIs entrem em produção.

 

Difundindo a IA

 

A tecnologia F5 está no caminho dos dados de quase metade das aplicações do mundo. A empresa possui um posicionamento e a experiência únicas para fornecer soluções habilitadas para IA que se beneficiam de um nível incomparável de dados.

 

O novo F5 AI Data Fabric é uma base para a criação de soluções capazes de ajudar na tomada de decisão dos usuários com mais informação e rapidez. A telemetria das soluções F5 Distributed Cloud Services, BIG-IP e NGINX traz insights, produz relatórios em tempo real, automatiza ações e potencializa agentes de IA.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

50% dos profissionais financeiros foram alvos de incidentes cibernéticos em 2023

Diante dos desafios da transformação tecnológicos, a Genetec ponta como caminho a convergência das soluções de segurança patrimonial e cibernética...
Security Report | Overview

Malwares focam esforços aos serviços de nuvem em telecom, revela estudo

Segundo informou a análise de ameaças da Netskope, o setor possui uma margem de 7% no número de ataques em...
Security Report | Overview

Risco de Ciberataques nas Olimpíadas reforçam demanda por Segurança preventiva

Eventos internacionais de grande porte como os Jogos Olímpicos tendem a se tornar importantes alvos do cibercrime, devido à exposição...
Security Report | Overview

ANPD é formalizada como coordenadora do Sistema Nacional de Inteligência Artificial

Como órgão de coordenação do SIA, a ANPD receberá novas atribuições. Caberá à Autarquia representar o Brasil perante organismos internacionais,...