Incidente no YouTube da Record News interrompe transmissão de telejornal

Incidente ocorreu durante o horário do jornal “News 19”, em que uma das reportagens apresentadas foi substituída pela transmissão de uma creepypasta durante 3 minutos. Em nota divulgada nas redes sociais, o canal de notícias não informou se o caso envolveu um ciberataque, mas disse que já está com o time de TI em contato com a plataforma

Compartilhar:

Uma falha na transmissão do jornal “News 19” no canal do YouTube da Record News teria interrompido a exibição de parte das matérias do programa. O incidente, que ocorreu durante a programação desse início de semana, foi confirmado pelo canal televisivo, mas não há informações se a ocorrência teria sido resultado de um ataque cibernético.

 

Relatos de que o programa da Record teria sido dessintonizado circularam nas redes sociais e em portais de notícia sobre as programações televisivas do país. De acordo com os registros, a transmissão na rede social foi interrompida abruptamente para dar lugar a exibição de uma creepypasta chamada “The Wyoming Incident”. Este é um conteúdo produzido por usuários da rede como peça de terror.

 

Em nota divulgada nas redes, a Record News disse ter identificado uma falha na transmissão do programa no YouTube, mas garantiu que o tal problema técnico não afetou o sinal da TV aberta ou do serviço de streaming do Grupo Record, o PlayTV. Todavia, ela não dá mais informações da natureza do incidente, especialmente se envolveu algum impacto hostil de terceiros ao canal.

 

“Nosso time de TI está trabalhando para descobrir a origem do problema e também estamos em contato com a equipe do YouTube para entender o ocorrido”, acrescentou a nota. A plataforma ainda não se posicionou publicamente sobre o caso, e a Security Report aguarda por retorno a solicitação de comentário.

 

A programação dos canais do Grupo Record já foram alvos de incidentes cibernéticos que afetaram a transmissão de programas e telejornais dos canais. Em 2022, por exemplo, um ataque cibernético obrigou a emissora TV Record a encerrar antes do previsto sua exibição ao vivo. Na ocasião, todo o acervo de reportagens, memória e quadros da emissora foram “sequestrados” pelos cibercriminosos.

 

Uma semana depois, os sites da emissora ficaram fora do ar, paralisando inclusive o serviço PlayPlus. As sedes localizadas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior de São Paulo (TV Paulista) também foram afetadas pelo incidente. Devido a essas ocorrências, em um pronunciamento para os funcionários, a Record disse que informou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

 

A Security Report publica, na íntegra, nota divulgada pela Record News:

 

“A RECORD News identificou uma falha na transmissão no YouTube durante o telejornal “News 19” dessa terça-feira (29). Nosso time de TI está trabalhando para descobrir a origem do problema e também estamos em contato com a equipe do YouTube para entender o ocorrido.

A falha se deu somente no sinal do YouTube. As demais transmissões, inclusive o sinal de TV aberta e PlayTV, não foram afetadas”.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Aquisição da CyberArk pela Palo Alto aponta cenário de inflexão na Segurança de Identidade

Movimento de US$ 25 bilhões sinaliza consolidação do setor e, na visão dos CISOs do Grupo Security Leaders, reforça a...
Security Report | Destaques

Risco da IA eleva custo de violação de dados para R$ 7,2 milhões no Brasil

Estudo "Cost of Data Breach", apresentado hoje (30) pela IBM, revela aumento de 6,5% no impacto financeiro violações de dados...
Security Report | Destaques

Responsabilização no pós-incidente: Quais os impactos sobre o CISO

Incidentes de grande porte e a responsabilização da alta gestão têm intensificado o debate sobre o papel dos líderes de...
Security Report | Destaques

ANPD emite medida preventiva contra Havan por divulgação indevida de imagens

Autoridade de proteção de dados abriu, em maio desse ano, investigação contra a varejista devido à prática de divulgar imagens...