Ataque cibernético impacta programas e telejornais da Record TV

Emissora interrompeu programação ao vivo no último sábado (08). Programas como Hora do Faro e Domingo Espetacular foram prejudicados, parte do trabalho que estava pronto para exibição foi perdido e precisou ser refeito pelas equipes. A Record TV ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso

Compartilhar:

A manhã do último sábado (08) ficou marcada por momentos de tensão dentro das instalações da Record TV em São Paulo, um ataque cibernético obrigou a emissora a encerrar antes do previsto sua exibição ao vivo. Na ocasião, o jornal Fala Brasil estava no ar quando o sistema foi invadido pelos cibercriminosos, por volta das 09h, aos finais de semana o informativo tem uma duração maior e ficaria no ar até às 12h, quando foi substituído pela série Todo Mundo Odeia o Chris.

 

Segundo informações do Ricardo Feltrin, do Uol, por conta do incidente, todo o acervo de reportagens, memória e quadros da emissora foram “sequestrados” pelos cibercriminosos. Além disso, estão sendo prejudicados do jornalismo a programas de entretenimento com quadros pré-gravados. Ainda no sábado, a programação ao vivo foi retomada ao meio-dia, com o programa A Escola do Amor e o Balanço Geral SP com algumas adaptações na sequência, alguns profissionais da sede em São Paulo chegaram a ser dispensados pela manhã.

 

Os funcionários ainda tiveram que correr contra o tempo para assegurar a exibição dos programas neste domingo (09). A revista eletrônica Domingo Espetacular é um dos casos, a equipe precisou montar uma operação de guerra para entrar no ar, o jornalístico teve parte do trabalho salvo na última hora, com reportagens colocadas no ar de uma forma antiga.

 

Até ontem (09), o sistema digital interno da emissora continuava fora do ar quando a revista eletrônica começou. Com isso, o jeito foi usar discos para colocar os conteúdos editados no ar “na mão” no switcher, o local onde se comanda a transmissão. Os conteúdos que ainda não tinham sido baixados para o servidor interno ou que estavam salvos em cards externos foram recuperados e reeditados para serem exibidos, ou seja, parte do trabalho que estava pronto foi perdido e precisou ser refeito.

 

Mais cedo, o Hora do Faro, programa comandado pelo apresentador Rodrigo Faro, só conseguiu mostrar uma entrevista gravada porque a edição foi feita em uma produtora usada às pressas no sábado. Já para um outro quadro do dominical foi utilizado uma reprise, transmitida originalmente em abril deste ano.

 

A Security Report entrou em contato com a Record TV, mas não obteve resposta sobre o suposto ataque cibernético até o presente momento. Caso ocorra um pronunciamento, o conteúdo será atualizado.

 

Essa não é a primeira vez que uma emissora de televisão é afetada. Recentemente, a TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás e Tocantins, sofreu um ataque cibernético em seus sistemas. Por conta disso, os telespectadores da emissora poderiam perceber alterações na qualidade do conteúdo ou até mesmo a indisponibilidade total, como no caso de algumas rádios ou sites de jornais.

 

Em comunicado, a TV Anhanguera explicou que os dados dos clientes e usuários são protegidos por criptografia e portanto não há risco de vazamento e ressaltou que o dano do ataque é limitado à restrição do acesso aos nossos sistemas. “Nossas equipes estão trabalhando intensamente e sem medir esforços para garantir a continuidade e o restabelecimento integral de todos os serviços e produtos”, diz nota divulgada.

 

*Com informações do Notícias da TV e Uol Splash

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

AT&T comunica acesso indevido aos dados dos clientes

Registros de chamadas telefônicas e mensagens de texto de quase todos os clientes foram baixados ilegalmente. Em nota, a companhia...
Security Report | Destaques

“Transparência é o fator-chave da relação entre SI e empresa”, afirma Gil Vega, CISO da Veeam

O atual líder de Segurança da Informação da vendor falou com exclusividade à Security Report sobre sua trajetória em diversos...
Security Report | Destaques

BRASPRESS retoma funcionamento do site oficial após ataque de ransomware

Incidente que causou a parada de diversos sistemas operacionais da companhia se deu ainda no começo dessa semana, e forçou...
Security Report | Destaques

Problemas técnicos causam perda de dados de 39 mil chaves Pix da 99Pay

Incidente ocorrido entre 26 de junho e 2 de julho desse ano foi revelado pelo próprio Banco Central do Brasil...