Imperfeições e defeitos podem ser aliados na luta contra deepfakes, diz especialista

Imperfeições humanas se tornam aliadas na era da inteligência artificial, aponta Patrícia Peck em keynote sobre ética e governança da IA

Compartilhar:

Num mundo onde a perfeição estética é buscada no limiar da perfeição, imperfeições podem ser aliadas na luta contra as deepfakes. Quem diz isso é a advogada Patrícia Peck, responsável pelo keynote sobre Tendências regulatórias da Governança & Ética da IA, realizado na tarde desta quarta-feira (22) em São Paulo no Security Leaders Nacional.

 

Patrícia entrou no palco com um cachorro-robô, para exemplificar a necessidade de um código de ética para lidar com essas máquinas. “O outro lado dessa moeda é que os robôs também podem reportar violações éticas”, disse ela, provocando a plateia do evento.

 

A advogada comentou sobre uma ironia da autenticação biométrica: “A máquina descobre que uma pessoa é real e não um deepfake justamente pelas imperfeições e detalhes que fazem de cada pessoa única”. Uma pessoa com uma face perfeita tem muito mais chance de ser uma criação tecnológica, um fake, explicou.

 

Segundo a especialista nas relações entre Direito e Tecnologia, passou da hora das empresas terem uma estratégia para lidar com dados e com IA. “Se a tecnologia utiliza volumes massivos de dados, como está a proteção dessas informações?”, questiona ela.

 

 

Integrante do Conselho Nacional de Cibersegurança, entidade recém-criada pelo Governo Federal, ela é incisiva na “obrigatoriedade das empresas em terem um CISO, um responsável pela segurança da informação”.

 

Conforme Patrícia, hoje, quem responde pelo uso da IA ainda é o usuário. “O uso da IA levanta uma série de questões técnicas e éticas sobre o uso da tecnologia – cibersegurança, transparência, ética e viés, concorrência desleal são apenas alguns dos aspectos suscitados pelo uso da IA”, finalizou ela.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Metade dos usuários já compartilham dados com plataformas de IA

Especialistas discutem riscos, oportunidades e a necessidade de governança no uso da Inteligência Artificial durante painel no Security Leaders Nacional.
Security Report | Destaques

Fator humano ainda responde por 80% das fraudes, diz gerente de segurança do Itaú

Victor Thomazetti apresentou o Keynote de abertura do Security Leaders Nacional tratando das mais diferentes modalidades utilizadas pelo cibercrime na...
Security Report | Destaques

FictorPay sofre perda de R$26 milhões devido a ciberataque

Fintech FictorPay perde R$ 26 milhões em ataque hacker após falha em aplicativo interno permitir 280 transações via Pix para...
Security Report | Destaques

É AMANHÃ! Por um Ecossistema Mais Seguro, SL Nacional debaterá Gestão de Terceiros

Desde os parceiros de tecnologia até os fornecedores de ativos vitais para a continuidade dos negócios, gerenciar um ambiente digital...