GSI divulga lista de representantes, titulares e suplentes para o Comitê Nacional de Cibersegurança

Relação de nomes foi divulgada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (14) pelo Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), Marcos Antônio Amaro dos Santos. A proposta do Comitê é uma atuação forte junto às ferramentas de execução da Política Nacional de Cibersegurança

Compartilhar:

O Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), General Marcos Antônio Amaro dos Santos, divulgou hoje (14) a lista de representantes, titulares e suplentes para compor o Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), que será presidido pelo próprio GSI.

 

Divulgado no Diário Oficial da União, a proposta do Comitê é uma atuação forte junto às ferramentas de execução da Política Nacional de Cibersegurança, ao lado da Estratégia Nacional de Cyber (e-Ciber) e do Plano Nacional de Ciber (p-Ciber).

 

Entre os membros, o destaque vai para:

 

Patrícia Peck Garrido Pinheiro, Louise Marie Hurel Silva Dias e Juliana Abrúsio Florêncio representando entidades da sociedade civil com atuação relacionada à segurança cibernética ou à garantia de direitos fundamentais no ambiente digital.

 

“Estou muito feliz com a nomeação, pela confiança a mim depositada pelo Ministro e pelas várias entidades da Sociedade Civil. Espero poder novamente contribuir com minhas experiências técnica e jurídica, e com minha rede de relacionamentos internacionais, para desenvolver mais os pilares de cibersegurança da nossa Nação, do nosso povo brasileiro, e de nossos dados”, disse Patrícia Peck.

 

Segundo a especialista, a nomeação também ressalta a importância atribuída à colaboração entre diferentes setores da sociedade, na pluraridade e diversidade da participação para a construção de uma abordagem abrangente e eficiente para enfrentar as ameaças cibernéticas e proteger os direitos fundamentais dos cidadãos no ambiente online.

 

Ivan de Sousa Corrêa Filho (Casa Civil da Presidência da República), Pedro Helena Pontual Machado (Controladoria-Geral da União), Henrique Aparecido da Rocha (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), Leonardo Rodrigo Ferreira (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e entre outros representam o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

 

Já em entidades representativas do setor empresarial relacionado à área de segurança cibernética os membros são: Marcos Aurélio Guedes de Oliveira, Sério Luís Ribeiro, Luca Belli, Rodrigo Jonas Fragola, Milton Vinicius Morais de Lima e Natasha Torres Gil Nudes. Veja a lista completa da nomeação dos membros, que terão mandatos de três anos.

 

Compete ao CNCiber as seguintes atribuições:

 

Propor atualizações para a PNCiber, a Estratégia Nacional de Cibersegurança e o Plano Nacional de Cibersegurança; avaliar e propor medidas para incremento da segurança cibernética no País; formular propostas para o aperfeiçoamento da prevenção, da detecção, da análise e da resposta a incidentes cibernéticos; propor medidas para o desenvolvimento da educação em segurança cibernética; promover a interlocução com os entes federativos e a sociedade em matéria de segurança cibernética; propor estratégias de colaboração para o desenvolvimento da cooperação técnica internacional em segurança cibernética; e manifestar-se, por solicitação do Presidente da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Conselho de Governo, sobre assuntos relacionados à segurança cibernética.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Deepfakes: ataques envolvendo troca de rostos aumentam 704%

Segundo relatório da iProov, o uso de mídia deepfake implementada junto à falsificação de metadados aumentou 672%, enquanto o número...
Security Report | Destaques

8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes em 2023

Esse número representa um crescimento de 1,2% em relação à edição de 2022 da pesquisa publicada hoje (12) pela FICO....
Security Report | Destaques

Funcional Health Tech amplia estratégia de proteção de dados

Com o apoio da Thales, a empresa assegurou informações sensíveis dos usuários, além de garantir uma proteção simplificada da TI...
Security Report | Destaques

PF apura crimes cibernéticos contra políticos no interior de São Paulo

A vereadora de Bauru (SP), Estela Almagro (PT), uma das possíveis vítimas de invasões cibercriminosas, foi convocada para prestar depoimento...