Grupo Martins aposta na tecnologia para proteger transações

A ISH oferece soluções de cibersegurança para garantir a segurança e confiabilidade das Transações Eletrônicas de Fundos

Compartilhar:

Atuante há 65 anos no mercado nacional, com mais de 4 mil colaboradores, o Grupo Martins é uma referência na distribuição dos mais diversos produtos (23 mil itens no portfólio) ao varejo brasileiro, e, no último quinquênio, tem investido fortemente na transformação digital da companhia, com a adoção de novas tecnológicas e o aperfeiçoamento de seus processos para atender aos mais de 3,1 milhões de clientes.

 

Para garantir a segurança nas transações dos seus clientes, o varejista conta com a parceria da ISH Tecnologia, empresa especializada em soluções de infraestrutura de TI. “Nosso objetivo é ganhar maior eficiência, melhorando a integração e a comunicação com nossos canais de varejo a fim de auxiliá-los na tarefa de oferecer excelência em produtos e serviços aos consumidores, bem como fidelizar os clientes Martins”, afirma Antonio A. Silva Júnior, gerente da área de Tecnologia e Gestão do Varejo do Grupo Martins.

 

Segundo o executivo do Martins, o relacionamento com a ISH Tecnologia começou em 2012, quando a ISH fazia consultoria, vendia e implementava soluções de segurança (hardwares e softwares) importados. Com a evolução do trabalho, a sinergia entre as equipes da fornecedora de TI e do Grupo Martins tornou-se tão boa que se estabeleceu uma verdadeira parceria para a criação de soluções customizadas para atender às demandas específicas do atacadista.

 

Um dos principais resultados desta sinergia foi a solução ISH Box, que foi lançada ao mercado em 2016 e que surgiu em um primeiro momento para auxiliar o Grupo Martins na gestão e na cibersegurança de todas as transferências eletrônicas na venda de cartões dos clientes varejistas.

 

“Desde o primeiro momento, nós informamos à ISH que para suprir nossa demanda era preciso uma solução com grande capacidade de processamento e de segurança a baixo custo, pois a maioria de nossa rede é composta por pequenos e médios varejistas e só assim seria viável convencê-los a adotar a tecnologia. Outra exigência era que fosse adequada às regras internacionais de segurança bancária (PCI Compliance) e que pudesse ser instalada e gerenciada remotamente, pois fornecemos a lojas nas mais longínquas localidades do Brasil”, explica Silva Júnior.

 

Ciente das especificidades da operação e profunda conhecedora da estrutura de negócios do atacadista, a ISH se propôs a trabalhar em conjunto com a equipe do Grupo Martins para definir as principais características requeridas e a investir no desenvolvimento de uma solução própria – ISH Box, que cria uma Virtual Private Network (VPN), capaz de agir como um firewall para manter seguros os dados que trafegam por uma rede fechada, mantendo-os seguros de um ponto ao outro contra a ação de cibercriminosos.

 

O ISH Box foi desenvolvido para ser ofertado a baixo custo, o que torna sua adoção viável por empresas de qualquer porte (pequenas, médias ou grandes) e agrega tecnologia, serviços de logística e suporte, inteligência e monitoramento realizados pelo SNOC (Centro de Operações de Segurança e de Redes) da ISH.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado desta parceria inicial que nos garantiu uma solução realmente segura e eficaz, que hoje nos auxilia a garantir melhor produtividade e maior estabilidade nas comunicações de mais de 700 transações eletrônicas por minuto, efetivadas por 1.800 lojas de nossa rede de varejo”, ressalta Silva Júnior. Ele reforça ainda que um fator diferencial da solução é incluir manutenção remota ativa para todas as lojas 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

A adoção do ISH Box foi um grande avanço para as operações financeiras do Grupo Martins com o varejo, pois permite o controle de todo o processo da transação, desde o pedido de autorização até a aprovação e conciliação de todas as negociações. “Esta acuracidade nos processos de comunicação dos meios de pagamento contribuiu para a ampliação anual considerável de nossa rede varejista”, comemora o executivo do Grupo Martins.

 

Hoje, com o ISH Box, o Grupo Martins tem garantida a segurança de mais de 22,4 milhões de transações eletrônicas por mês, ou seja, a movimentação de mais de 46 milhões de reais diários. Para isto, 76 profissionais da área de Gestão e Tecnologia de Varejo do Grupo Martins, entre consultores comerciais, técnicos, analistas de projeto, equipes de instalação e de suporte aos varejistas, trabalham diretamente com a ferramenta para o controle de fluxo das operações.

 

Próximos passos

 

“Atualmente, o nosso desafio é viabilizar a transferência de conhecimento sobre as soluções da ISH Tecnologia para nossa equipe, pois estamos em constante processo de aprimoramento de diferentes processos empresariais. Por esta razão, temos hoje uma vez por bimestre um especialista da ISH em nossa sede treinando nossos profissionais e há cada dois ou três meses mandamos um talento do Martins fazer uma imersão na sede da ISH em Vitória”, detalha Silva Júnior.

 

O Grupo Martins tem ainda a expectativa de continuar investindo em parcerias para o desenvolvimento de novas soluções para seus varejistas em conjunto com a ISH Tecnologia. Uma delas é oferecer o CyberPass, ferramenta wireless de marketing digital, que propicia comodidade e agilidade no acesso wireless e, simultaneamente, auxilia as empresas no desenvolvimento de campanhas publicitárias, de promoção ou de vendas mais amigáveis, precisas e efetivas. O CyberPass já está totalmente adequado às exigências do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP) para assegurar maior inteligência comercial, segurança da informação e respeito a privacidade dos consumidores.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Ministério da Ciência e Tecnologia anuncia novo Centro de Competência em SI

Conhecimentos gerados nos Centros vão apontar novos caminhos para atender aos desafios futuros impostos ao setor industrial. Iniciativa receberá investimento...
Security Report | Overview

71% dos brasileiros não reconhecem uso de deepfake em vídeos

Segundo estudo apresentado pela Kaspersky, o dado mostra o nível de sofisticação que as ferramentas do tipo atingiram, representando um...
Security Report | Overview

Comunicação com business e palnejamento ainda são desafios dos CISOs?

De acordo com dados do Gartner, os investimentos em Cibersegurança devem crescer exponencialmente no próximo ano, movidos por um cenário...
Security Report | Overview

Mais de 253 mil senhas foram disponibilizadas na deep e na dark web no primeiro trimestre

Estudo feito pelo SafeLabs para o Dia Mundial da Senha revela que os dados que deveriam ser sigilosos continuam à...