Grupo Energisa combate fraudes com tecnologia e colaboração estratégica

Projeto multidisciplinar, com apoio da Akamai, revoluciona combate a fraudes digitais e amplia proteção de canais. Case de sucesso foi Ouro do Prêmio Security Leaders 2024

Compartilhar:

A Energisa, um dos maiores players do setor de energia elétrica no Brasil, ganhou o Ouro no Prêmio Security Leaders 2024, com o case “Programa de Combate a Fraudes e Blindagem de Canais Digitais”. O projeto contou com o suporte estratégico da Akamai – empresa de internet americana – e representa um marco na proteção contra fraudes externas ao elevar a maturidade cibernética da empresa em um mercado altamente desafiador.

 

A crescente sofisticação das fraudes digitais, como boletos falsos com QR Code PIX e ataques a aplicativos móveis, impôs à Energisa o desafio de mitigar riscos financeiros e preservar a confiança de seus clientes. “Proteger nossos canais digitais não é somente uma questão de segurança, mas principalmente de resguardar a reputação da marca, a confiabilidade do negócio e a experiência dos clientes mobile”, afirmou Bruno Macena, CISO, Gerente de Segurança Cibernética da Energisa e líder desse projeto.

 

A iniciativa demandou uma abordagem abrangente para enfrentar ameaças como páginas falsas patrocinadas, que capturavam dados para emissão de faturas fraudulentas e tentativas de engenharia social. Além disso, foi necessário blindar o aplicativo Energisa ON (EON), usado por mais de um milhão de clientes, contra-ataques como engenharia social, injeção de malware e roubo de credenciais.

 

Para superar esses desafios, a Energisa implementou soluções tecnológicas envolvendo Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning para monitorar e combater as fraudes em tempo real. A colaboração com parceiros estratégicos, incluindo integradores e especialistas em direito digital, foi crucial para o sucesso da iniciativa.

 

Benefícios concretos para clientes e empresa

 

A implementação das soluções da Akamai e a articulação multidisciplinar dentro da Energisa resultaram em ganhos expressivos. Em apenas três meses, foram bloqueados 589 mil acessos maliciosos aos canais digitais. “Esses bloqueios são realizados antes mesmo que cheguem ao ambiente de aplicações e portais, garantindo maior eficácia e segurança”, destacou Macena.

 

Além da mitigação de fraudes financeiras, a Energisa eliminou perdas dos clientes e reforçou sua imagem corporativa, mesmo em situações em que não era diretamente responsável pelos incidentes. O projeto também padronizou processos de defesa administrativa e judicial, aumentando a resiliência da empresa frente a atos maliciosos.

 

Outro benefício importante foi a criação de um comitê de fraudes digitais e um grupo de trabalho multidisciplinar, que integrou áreas como Jurídico, Comunicação e Experiência do Cliente. Essa articulação interna foi determinante para alinhar as estratégias de segurança aos objetivos de negócios e minimizar impactos operacionais.

 

Ao compartilhar lições aprendidas, a Energisa contribuiu para a evolução das práticas de segurança digital no setor. Como resultado, o case tornou-se referência na luta contra fraudes digitais, demonstrando que investimentos em Cibersegurança são essenciais para empresas que priorizam a proteção de seus clientes e a continuidade de seus negócios.

 

“Mais do que evitar fraudes, estamos mostrando ao mercado e aos nossos clientes que a segurança é um pilar estratégico do nosso negócio. Além disso, o reconhecimento por meio do Prêmio Security Leaders 2024 demonstra que a inovação, parcerias e esforço em equipe são essenciais ao enfrentar desafios digitais da atualidade”, conclui Bruno Macena.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Gestão de Exposição ganha força na era da IA

Com ambientes fragmentados, shadow IA e riscos distribuídos, a Segurança de hoje exige uma visão 360º. Para Arthur Capella, Senior...
Security Report | Destaques

Incidente em provedora vaza dados de clientes da OpenAI

Companhia responsável pela criação do ChatGPT informou aos usuários de seus serviços de API que dados pessoais como nomes, e-mails...
Security Report | Destaques

Ciberataque na Asahi Group pode ter exposto dados de quase 2 milhões de pessoas

A companhia anunciou em atualização publicada no site oficial que o incidente, causado por um ransomware, possivelmente atingiu clientes da...
Security Report | Destaques

Koin reduz vulnerabilidades críticas com Segurança em cloud

Executivo da fintech apontou que estratégia visava priorizar riscos reais, ganhar visibilidade em ambientes complexos e acelerar o tempo de...