O Google anunciou um novo modelo experimental de Inteligência Artificial, o Sec-Gemini v1. A novidade foi revelada em comunicado oficial da empresa, que destaca o objetivo de superar os desafios da IA em segurança digital por meio de recursos que prometem ampliar a capacidade de atuação de profissionais da área.
O modelo foi projetado para lidar com uma das principais dificuldades enfrentadas na segurança digital: a assimetria entre atacantes e defensores. De acordo com a empresa, o Sec-Gemini v1 é uma evolução dos modelos da família Gemini, agora combinados a conhecimentos atualizados quase em tempo real sobre ameaças e vulnerabilidades digitais.
Essa integração inclui dados da Mandiant Threat Intelligence, da base de dados de vulnerabilidades OSV (mantida pelo próprio Google) e do Google Threat Intelligence (GTI). “O Sec-Gemini v1 supera outros modelos em tarefas essenciais, como análise da causa raiz de incidentes, investigação de ameaças e compreensão do impacto de vulnerabilidades”, afirmou a publicação.
Para fins de pesquisa, o Sec-Gemini v1 será disponibilizado gratuitamente a organizações, instituições, ONGs e profissionais selecionados. A organização reforçou seu posicionamento diante do avanço da IA aplicada à cibersegurança, que deve ser como um esforço coletivo entre atores da área.