Gerdau aplica nova solução de Segurança flexível ao ambiente industrial

Compartilhar:

Visibilidade de processos, inventário de ativos e escalabilidade com a segurança em nuvem são essenciais para acompanhar o roadmap de inovação industrial da líder em produção de aço

A Nozomi Networks anunciou hoje que a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, escolheu a plataforma Nozomi Vantage para monitorar com segurança seus avanços tecnológicos na Indústria 4.0. O Vantage oferece suporte à continuidade dos negócios e reduz o risco operacional de maneira sustentável.

Com a hiperconectividade cada vez mais presente no ambiente industrial da Gerdau, recursos como visibilidade de processos, inventário de ativos, controle de anomalias e escalabilidade em nuvem, se tornaram essenciais para atingir os objetivos de inovação da companhia, sem comprometer a resiliência e os rígidos requisitos de segurança cibernética da Gerdau.

Para atender a essas necessidades, a Gerdau escolheu a plataforma Vantage, uma solução baseada em nuvem que fornece uma camada adicional de Cibersegurança com opções flexíveis de implementação para promover economia em escala e redução do custo operacional.  Operadores de usinas e profissionais de segurança têm acesso aos recursos de gerenciamento de riscos e relatórios de forma fácil, segura, com privacidade, agilidade e acessibilidade de qualquer lugar e a qualquer hora.


Por se tratar de um modelo SaaS, o Vantage permite que a Gerdau crie máquinas virtuais (VMs) ilimitadas e tenha a flexibilidade de distribuir esses equipamentos da melhor forma dentro da arquitetura da companhia para obter a melhor visibilidade possível do ambiente.

Vitor Sena, CISO global da Gerdau, vê a abordagem de segurança cibernética OT como um ponto que precisa ser trabalhado com muito cuidado, pois não é a mesma abordagem de TI. Ele aponta que o custo de não proteger um ambiente OT sempre será maior. “Para uma infraestrutura crítica, o principal aspecto de segurança é a disponibilidade, então não podemos aplicar o conceito padrão de segurança de TI na OT porque simplesmente não vai funcionar. A configuração precisa ser customizada para sermos capazes de detectar rapidamente qualquer incidente. O Vantage da Nozomi Networks nos trouxe a clareza que precisávamos em nosso ambiente e nos trouxe escalabilidade e flexibilidade que não teríamos com um modelo tradicional de segurança”, conclui Sena.

O inventário e controle de anomalias operacionais e cibernéticas estarão cada vez mais presentes nos ambientes industriais, já que estão cada vez mais associados à redução de riscos operacionais, continuidade dos negócios e à segurança cibernética e física. Além disso, o inventário auxilia também nas manutenções preditivas no maquinário, reduzindo as chances de paralizações e falhas.

Nycholas Szucko, diretor regional da Nozomi Networks para a América Latina, diz que é gratificante observar a Gerdau e outras grandes empresas brasileiras priorizando cada vez mais a segurança em suas iniciativas de inovação. “O inventário de ativos, por exemplo, é fundamental para mapear os dispositivos conectados e, a partir daí, aplicar os controles necessários de segurança, afinal, só é possível proteger o que conseguimos enxergar. E quando notamos que os decisores estão compreendendo essa importância e fazemos parte de projetos como o da Gerdau, sentimos que estamos no caminho certo e que a maturidade das empresas na América Latina também está evoluindo”, explica Szucko.


Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Itaú Unibanco lança campanha nacional de Marketing sobre Segurança e fraudes

Filmes serão exibidos na programação da TV Globo; campanha faz parte da estratégia para posicionamento do Itaú como banco referência...
Security Report | Overview

Brasil é uma das principais origens de ataques de DoS, aponta levantamento

Relatório da ISH Tecnologia também apresenta tentativas de logins mais usadas por criminosos, entre outros dados
Security Report | Overview

27% dos ataques cibernéticos na América Latina miram infraestrutura crítica

Pesquisa da Kaspersky também revela problemas no setor de transporte e manufatura
Security Report | Overview

Paris 2024: pesquisa revela que os Jogos estão em alto risco de ciberataques

De acordo com a Unit 42, os ciberataques são as principais ameaças ao evento esportivo mais importante do ano, com...