GeneXus: desenvolvimento seguro é tendência para proteger dados

Com as exigências globais das leis de proteção de dados, como a GDPR e LGPD, a empresa garante códigos seguros e testados antes mesmo de os seus usuários iniciarem os projetos, mitigando brechas e vulnerabilidades.

Compartilhar:

Enquanto as empresas demandam cada vez mais serviços digitais para os seus clientes, nos bastidores as áreas de TI e segurança têm o desafio de garantir aplicativos seguros, com menos vulnerabilidade e risco para o negócio. Consequentemente, o mercado mundial de software tem utilizado técnicas de DevOps para que as soluções já nasçam com códigos seguros e tudo orquestrado sob o comando de metodologias ágeis e design think.

No entanto, o processo de desenvolvimento de aplicações por terceiros – no caso as fábricas de software – deve estar fundamentado no estado da arte da criação de projetos alinhados com as regras da LGPD, GDPR e outras leis de proteção de dados, uma vez que a falha de segurança pode vir de um parceiro de negócio e recair em altas taxas e multas, além de um processo jurídico, impacto no compliance e reputação da empresa.

Esse cenário é comum diante da explosão de dados e deve impactar ainda mais com o aumento do uso de tecnologias de IoT, associado ao advento do 5G. Durante o GX29 Builders, no Uruguai, Nicolás Jodal, CEO da GeneXus, disse que o crescimento da Internet das Coisas, o mundo conectado, pode aumentar a vulnerabilidade, permitindo invasões mais frequentes. “Se você tem um equipamento conectado sem contato com o mundo exterior, não há problemas. Porém, quando um veículo autônomo passa a acessar um banco de dados, seja na nuvem ou on premise, a chance de invasões aumenta”, reflete.

Por isso, Jodal conta que a GeneXus conta com uma equipe de segurança dedicada a testar constantemente a qualidade do código junto ao time do laboratório de desenvolvimento. “À medida que liberamos uma future, ela é novamente testada antes de chegar ao nosso cliente”, explica o CEO da GeneXus. Segundo ele, uma das grandes vantagens de desenvolver aplicações utilizando GeneXus é o uso de metodologias ágeis e o processo é automatizado.

“Enquanto uma empresa desenvolve uma aplicação na mão, garantimos uma proporção cinco vezes maior, em tempo / profissionais”, diz Jodal quando lembra que já existe uma escassez de mão de obra especializada nas empresas, seja na área de TI ou no departamento de segurança da informação porque a transformação digital e a velocidade como os hackers agem é proporcionalmente maior comparado com os times / capacidade de conhecimento dos profissionais.

 

Paula Zaidan viajou à convite da GeneXus para Montevidéu (Uruguai)

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...