A indústria de Saúde tem enfrentado uma crescente ameaça de ciberataques, com criminosos invadindo sistemas e sequestrando dados sensíveis de pacientes e instituições médicas. Isso coloca em risco, inclusive, os cuidados clínicos do paciente. Atenta a esses desafios, a Funcional Health Tech, empresa com mais de 24 anos de experiência e expertise em análise e gerenciamento de dados, contou com o apoio da Thales para proteger os dados confidenciais da companhia. O Case foi vencedor Bronze do Prêmio Security Leaders 2023.
Antes dessa escolha em definitivo, a empresa procurava uma solução de cibersegurança com capacidade de ajudar a simplificar e automatizar a proteção de informações confidenciais através de sua avançada infraestrutura de TI híbrida. Após uma avaliação minuciosa, a plataforma CipherTrust da Thales foi escolhida como a melhor tecnologia para a superação da necessidade enfrentada naquele momento.
De acordo com Wilson Achilles Alves Pereira Neto, Head de Segurança da Informação e Infraestrutura de TI da Funcional Health Tech, a solução implementada fornece criptografia de dados em repouso com gerenciamento centralizado de chaves, controle de acesso privilegiado de usuário e registro detalhado das ações realizadas no ambiente. “Essa combinação protege os dados onde quer que eles estejam. Seja em ambiente local, em nuvens múltiplas ou em containers”, pontua Neto.
O executivo reforça que a demanda em questão foi originada por conta das exigências de contratos e auditoria da indústria farmacêutica impulsionada pela GPDR na Europa e pela LGPD no Brasil. Além da visão da alta gestão da Funcional, que reconhece a importância de manter a segurança dos dados dos clientes. Com isso, as áreas de Negócios, SRE, Desenvolvimento e Compliance também foram envolvidas no projeto.
“A equipe de Segurança da Informação trabalhou desde a fase de viabilidade, passando pela elaboração e aprovação do business case até a entrega da solução em pleno funcionamento”, afirma o executivo, enfatizando ainda que o case seguiu o cronograma definido pela alta gestão, sendo realizado dentro do prazo e orçamentos previstos.
Benefícios
Fruto de uma parceria tecnológica de sucesso, os benefícios logo apareceram e a Funcional Health Tech garantiu uma proteção simplificada da TI híbrida, conformidade rápida, além de nenhum impacto no desempenho e o ganho de novos clientes. O projeto ainda recebeu reconhecimento interno, sendo referência para futuras implementações.
“Conseguimos trazer novos negócios para a companhia, como atendimento aos quesitos que apoiaram na obtenção de certificações de LGPD (Bureau Veritas) e SOC2 (EY). Melhoramos a avaliação dos clientes em pesquisas de NPS que consideraram a Funcional Health Tech mais segura para o processamento dos dados. Além disso, passamos a mitigar os riscos e possíveis casos de vazamento de dados”, concluí Wilson Neto.