Ferramentas recuperam arquivos sequestrados por ransomware

Trend Micro desenvolveu programas para desbloquear sistema e reforça a importância do usuário em não ceder às chantagens de cibercriminosos

Compartilhar:

A Trend Micro lançou o Trend Micro Crypto-Ransomware File Decryptor Tool e a Trend Micro Lock Screen Ransomware Tool – para ajudar os usuários e organizações a lutar contra os perigos que representa a ameaça do ransomware.

Sistemas afetados com certas variantes cripto-ransomware como TeslaCrypt e o CryptXXX podem usar a solução Decryptor para recuperar arquivos que estavam “reféns”.

Se a máquina de uma empresa ou indivíduo é infectado por um ransomware que bloqueia a tela do aparelho, a ferramenta Lock Screen Ransomware irá ajudar os usuários a ter acesso à sua tela, mesmo que o malware esteja bloqueando o modo normal e de segurança com rede. Um dos principais objetivos destas ferramentas é impedir que usuários e empresas afetadas não cedam à pressão em pagar o resgate apenas para recuperar os seus dados confidenciais.

Os riscos e impacto das ameaças de ransomware aos usuários, pequenas e médias empresas (PMEs) e grandes organizações são mais significativos do que nunca. No histórico, a Trend Micro mapeou ataques ransomware contra a indústria de convênios de saúde e serviços públicos de energia e água.

Campanha Diga NÃO ao ransomware

A Trend Micro está atuando globalmente em prol de uma campanha para conscientizar usuários e organizações em não ceder à taxa de resgate ou perder os seus dados confidenciais. Pagar o dinheiro do resgate não garante que a vítima terá seus arquivos cruciais de volta. Na verdade, há casos registrados em que os autores pediram novamente outro resgate após o pagamento inicial. A Trend Micro recomenda que os usuários e organizações implementem medidas preventivas no backup de dados, por exemplo. Além disso, a sensibilização das empresas aos funcionários sobre como agir quando se deparar com e-mails ou sites maliciosos é de igual importância.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Void Manticore: Novo agente hostil combina Ciberespionagem e destruição de dados

Pesquisadores da Check Point Research (CPR) têm monitorado ativamente as atividades deste agente de ameaças iraniano afiliado ao Ministério de...
Security Report | Overview

Pesquisadores de threat intel descobrem vulnerabilidade desconhecida no Windows

A exploração dessa brecha permite que os atacantes ganhem privilégios no sistema infectado ...
Security Report | Overview

Phishing financeiro contra dispositivos móveis avança 32% em 2023

Relatório mundial da empresa de cibersegurança revela que uso do nome de marcas de lojas virtuais foi apontado como a...
Security Report | Overview

Deepfakes, áudio manipulado por IA e mídias sociais comprometidas crescem em 2024

Relatório de Ameaças da Avast mostra que quase 90% das ciberameaças atualmente dependem de manipulação humana...