Estudo revela novas ameaças da Era Digital

De acordo com pesquisadores, as empresas que não utilizam autenticação multifatorial experimentam três vezes mais ataques de phishing em seus portais web

Compartilhar:

A Easy Solutions divulgou um relatório de novas ameaças de segurança e técnicas de ataques eletrônicos chamado “O Movimento do Cibercrime em 2016”. Neste estudo, os pesquisadores e especialistas em fraude eletrônica da empresa exploram os mais recentes e  sofisticados ataques que afetam as organizações, instituições financeiras e consumidores ao redor do mundo, além de apresentar sua visão sobre como a fraude vai evoluir na Era Digital.

 

De acordo com o relatório, a revolução digital transformou a forma como os consumidores, especialmente os da geração Millennials, realizam suas atividades diárias, incluindo comunicações, transações, compras e consumo de conteúdos,  o que por sua vez introduziu novas ameaças ao panorama da fraude e promoveu a evolução de algumas outras.

Cibercrime e Fraude 2016

  • As organizações que que não adotaram medidas de proteção para suas aplicações móveis têm quatro a nove vezes mais probabilidade de serem atacadas.
  • De acordo com os pesquisadores, as empresas que não utilizam autenticação multifatorial experimentam três vezes mais ataques de phishing em seus portais web.
  • Existem mais de 80 milhões de perfis falsos no Facebook, Twitter e Instagram. Muitos deles são utilizados para lançar ataques.
  • Os ataques pela rede SWIFT, utilizada pelos bancos para comunicações entre eles, resultaram em milhões de dólares de prejuízos, sem que se veja uma solução pronta ao alcance.
  • Os ataques do tipo ransomware estão ficando mais frequentes em diversos mercados, produzindo enormes perdas de dados e ganhos.
  •  A fraude com cartão evoluiu em resposta às novas medidas de segurança, tais como os cartões EMV com chip e PIN. Assim, a fraude sem cartão presente, por exemplo, disparou.
  • O valor da informação pessoal de identificação cresceu dramaticamente no mundo do crime, devido à facilidade para monetizar seu uso.
  • 4 de cada 5 usuários do Google usam links patrocinados em vez de resultados orgânicos. Mais de um terço dos usuários não sabe que esses links são anúncios publicitários. Isso tem permitido um incremento substancial nos  ataques mediante anúncios em motores de busca.

 

O relatório explica que as ameaças eletrônicas vão aumentar onde houver crescimento de  transações financeiras e um número maior de consumidores.  As instituições financeiras e empresas hoje em dia estão buscando crescer nos canais digitais seguindo o comportamento dos Millennials,  que estão permanentemente conectados e realizam muitas de suas atividades por meio de dispositivos móveis.

 

“A revolução digital traz grandes oportunidades para as empresas e instituições financeiras para aumentar sua participação de mercados, oferecer novos produtos e utilizar canais de  comunicação próximos de seus clientes.  Porém, é fundamental que as estratégias online e móveis adotem medidas de proteção eficientes e de baixo atrito para que os consumidores se sintam seguros e tenham uma boa experiência de usuário “, diz Silvia Lopez, diretora de  Marketing da Easy Solutions.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

SESC MG aprimora estratégia de segurança cibernética

Em parceria com a Lumu Technologies, a instituição tinha como demanda melhorar as diretrizes de Cibersegurança, superando os desafios de...
Security Report | Destaques

Procon-SP abre investigação sobre vazamento de dados na Netshoes

Devido a um incidente cibernético contra seus sistemas internos, o e-commerce de artigos esportivos alertou o mercado na última quarta-feira...
Security Report | Destaques

Incidente cibernético pode ter vazado dados na Netshoes, confirma empresa

Informação de que os dados de 38 milhões de usuários da plataforma de e-commerce tinham sido expostos na Dark Web,...
Security Report | Destaques

Hackers sugerem ajuda interna para vazamento na Walt Disney Company

Ocorrência se deu na última sexta-feira (12) e apenas chegou ao conhecimento público no começo dessa semana, após publicação do...