ESPECIAL ESTUDO DE CASO SECURITY LEADERS: Leroy Merlin e Cartão Elo superam desafios de complexidade em Segurança

Durante Case de Sucesso apresentado no Security Leaders Nacional, os CISOs da Leroy Merlin e Cartão Elo, Fabiana Tanaka e Hélio Takikawa, compartilharam os benefícios gerados após superação dos gargalos. A varejista garantiu uma redução de custos e a otimização das atividades das equipes, além de uma receita maior para os produtos. Enquanto a empresa de serviços financeiros conseguiu uma grande transformação na plataforma de acesso remoto e a forma como os colaboradores acessam os ambientes da companhia

Compartilhar:

Além de lidar com um cenário crescente de ameaças, os CISOs buscam hoje uma forma de reduzir a complexidade dos ambientes, consolidando o número de produtos e fornecedores de Segurança. É um movimento que vem crescendo na comunidade de líderes de SI, pois é uma estratégia que tende a facilitar a gestão, a configuração das tecnologias e a resposta de incidentes, melhorando então a postura de risco cibernético. A varejista Leroy Merlin e a empresa de produtos financeiros Cartão Elo são duas empresas que passaram por esse processo de consolidação dos ambientes e contaram suas histórias no palco do Security Leaders Nacional, em São Paulo.



Segundo a CISO da Leroy Merlin, Fabiana Tanaka, o principal desafio era a complexidade dos processos. “Contávamos com muitas ferramentas e fornecedores. A simplificação desses serviços fez total diferença na otimização da nossa operação e isso aumentou a observabilidade e a nossa resiliência em relação à Cyber”, explica Fabiana durante apresentação do Case de Sucesso.



Hélio Takikawa, CISO do Cartão Elo, pontua que possuía uma diversidade muito grande de soluções de Segurança. Além de custo elevado, havia uma certa dificuldade em fazer a gestão adequada desses produtos e tecnologias. Foi assim que ambas as empresas escolheram a CloudFlare para ajudá-los nesta jornada tecnológica.



De acordo com o Gartner, 78% dos líderes de SI têm 16 ou mais ferramentas em seu portfólio de fornecedores de segurança; 12% têm 46 ou mais. Os dados são da Pesquisa Gartner CISO Effectiveness Index 2020 e destaca que o grande número de produtos de segurança nas organizações aumenta a complexidade, os custos de integração e os recursos humanos.



Após a superação dos desafios, Takikawa compartilha alguns dos benefícios, um deles foi uma grande transformação em uma plataforma de acesso remoto e a forma como os colaboradores acessam os ambientes da companhia, cenário esse que mudou com a implementação da solução Zero Trust da CloudFlare.



“Foi uma grande transformação. Hoje, temos mais visibilidade do ambiente, sabemos quem e quando acessa os ativos. Contamos também com integração dessa tecnologia de confiança zero na nossa plataforma de Segurança em nuvem, o que traz mais facilidade de gestão”, compartilha o CISO da Cartão Elo.



Para a Leroy Merlin, os frutos gerados e positivos a partir de uma parceria de sucesso envolveram redução de custos e a otimização das atividades das equipes. “Reduzimos não só o licenciamento da nossa cadeia de fornecimento, mas também tempo e esforço da equipe”, completa Fabiana. Ela acrescenta que o projeto também foi positivo no sentido de mostrar que Segurança da Informação pode ser investimento, “pois ambiente fácil de gerenciar e seguro traz benefícios para toda organização”, finaliza.



Daniel Cardoso, Diretor LATAM de Vendas da Cloudflare, enfatiza que muitos desafios encontrados dos clientes no mercado estão ligados ao tópico consolidação. “A ideia da Cloudflare é ajudar nesta jornada, simplificando os ambientes e integrando as soluções em uma única plataforma. Com isso, os benefícios são diversos, desde redução de custos ao melhor gerenciamento. É muito importante ter uma solução consolidada, onde você consegue resolver esses vários problemas de uma só vez”, conclui Cardoso.



Assista ao Case de Sucesso da Leroy Merlin e Cartão Elo, em parceria com a Cloudflare, apresentado na Arena Security durante o Security Leaders Nacional 2023.


Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

AT&T comunica acesso indevido aos dados dos clientes

Registros de chamadas telefônicas e mensagens de texto de quase todos os clientes foram baixados ilegalmente. Em nota, a companhia...
Security Report | Destaques

“Transparência é o fator-chave da relação entre SI e empresa”, afirma Gil Vega, CISO da Veeam

O atual líder de Segurança da Informação da vendor falou com exclusividade à Security Report sobre sua trajetória em diversos...
Security Report | Destaques

BRASPRESS retoma funcionamento do site oficial após ataque de ransomware

Incidente que causou a parada de diversos sistemas operacionais da companhia se deu ainda no começo dessa semana, e forçou...
Security Report | Destaques

Problemas técnicos causam perda de dados de 39 mil chaves Pix da 99Pay

Incidente ocorrido entre 26 de junho e 2 de julho desse ano foi revelado pelo próprio Banco Central do Brasil...