Embraer sofre ataque cibernético com vazamento de dados

Uma das maiores empresas globais de aviação e aeroespacial diz que já iniciou os procedimentos de investigação e resposta ao evento, além de esmiuçar as circunstâncias do incidente

Compartilhar:

Por meio de nota oficial aos acionistas e ao mercado, a Embraer informou na noite desta segunda-feira (30) que sofreu um ataque cibernético aos seus sistemas de Tecnologia da Informação, que resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos à companhia.

 

De acordo com o comunicado, o ataque foi identificado em 25 de novembro de 2020, o qual indisponibilizou o acesso a apenas um único ambiente de arquivos. A Embraer, uma das maiores empresas globais de aviação e aeroespacial, diz que já iniciou os procedimentos de investigação e resposta ao evento, além de esmiuçar as circunstâncias do ataque.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado da Embraer na íntegra:

 

A EMBRAER S.A. (“Companhia”), em cumprimento à Instrução CVM nº 358, de 3 de janeiro de 2002, informa a seus acionistas e ao mercado que sofreu um ataque cibernético aos seus sistemas de tecnologia da informação, que resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos à Companhia na madrugada de 30 de novembro de 2020.

 

O referido ataque cibernético foi identificado em 25 de novembro de 2020, o qual disponibilizou o acesso a apenas um único ambiente de arquivos da Companhia.

 

Em razão do ocorrido, imediatamente a Companhia iniciou os procedimentos de investigação e resposta ao evento, bem como procedeu proativamente ao isolamento de alguns de seus sistemas para proteção do ambiente, acarretando impacto temporário em algumas operações.

 

A Companhia continua a operar com o uso de alguns sistemas em regime de contingência, sem impactos relevantes sobre suas atividades.

 

A Companhia está empreendendo todos os seus esforços para investigar as circunstâncias do ataque, avaliar se existem impactos sobre seus negócios e terceiros, e determinar as medidas a serem tomadas. A Companhia manterá o mercado informado dos desdobramentos deste evento.

 

São José dos Campos, 30 de novembro de 2020. Antonio Carlos Garcia, Vice-Presidente Executivo Financeiro e Relações com Investidores.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Caso Siafi: Uso indevido de credenciais gerou perdas de 11,4 milhões ao TSE

Segundo apurou o jornal O Estado de São Paulo, o tribunal eleitoral também está entre as vítimas da credencial comprometida...
Security Report | Destaques

Além do especialista no board: Pesquisa orienta formação de comitês de Cyber nos conselhos

Em estudo sobre a perspectiva dos conselhos corporativos em Cibersegurança, o Instituto Diligent relatou que apenas manter um especialista de...
Security Report | Destaques

Unimed-BH supera desafios de Cibersegurança com tecnologia e inovação

Em parceria com a Palo Alto Networks e a Add Value, empresa transformou sua abordagem de Cyber Security integrando tecnologia...
Security Report | Destaques

Polícia Federal reestabelece emissão de passaportes pela internet

Órgão informou nesta madrugada, em comunicado oficial, que o link usado para o processo digital já pode receber acessos do...