Como anda a saúde da gestão de risco?

Os vazamentos de dados sensíveis não param. Mais crítico será quando informações clínicas de pacientes ficarem expostas por erros de terceiros. Afinal, parceiros e prestadores de serviços também se tornaram o elo mais fraco. Tema será debatido em Mesa Redonda na TVD nesta quinta-feira

Compartilhar:

Diante da criticidade atual, em um cenário de inúmeros vazamentos de dados e uma sociedade que reflete pouco sobre a proteção de informações sensíveis, qualquer falha pode manchar rapidamente reputações e impactar negócios. O cenário é ainda mais crítico quando uma empresa depende do ecossistema de terceiros. Aqui, não só o usuário poderá ser o elo mais fraco, parceiros e prestadores de serviços podem abrir inúmeras brechas.

 

A gestão de riscos de terceiros tem entrado na pauta de prioridade dos executivos e será o tema central da primeira mesa redonda com gestores de Saúde organizada pela TVD em 2021. Em parceria com a Etek NovaRed, o evento online será nesta quinta-feira às 10h e vai reunir líderes de vários setores da Saúde.

 

Gestão de risco de terceiros é um assunto sensível para o setor e impacta diretamente a área de Segurança. Imagina uma informação clínica sensível de um paciente exposta na internet? O assunto é sério!

 

Um estudo da KPMG feito em novembro de 2020 com 1.100 executivos de grandes empresas de diversos segmentos em países diversos, inclusive no Brasil, o Third Party Risk Management Outlook 2020, apontou como o tema está em pauta.

 

O levantamento destacou que 77% dos executivos ouvidos afirmaram que o programa de gerenciamento de riscos de terceiros é uma prioridade estratégica, pois a reputação corporativa está diretamente ligada à performance de seus parceiros. E 74% ainda indicou uma preocupação de que as organizações precisam tornar o programa mais consistente em toda a empresa.

 

Dados e tecnologia estão aperfeiçoando as equipes de gestão. Contudo, apenas 25% dos respondentes afirmaram que suas empresas estão utilizando a tecnologia para melhorar a automação do fluxo de trabalho ou tampouco monitorar os terceiros.

 

Com a aceleração da transformação digital, diversas frentes são convocadas para colaborar com inovações, mas até que ponto essa troca com parceiros e prestadores de serviços é benéfica? Esses processos de inovação estão sendo tratados com a devida Segurança?

 

Como os gestores de SI da área da Saúde podem estabelecer uma relação de confiança e parceria em prol de um ambiente seguro? “Falar de confiança é a base fundamental para inovação e colaboração do ecossistema de Saúde”, destaca Rafael Sampaio, Country Manager da Etek NovaRed, que participará da mesa redonda.

 

O evento, que terá a mediação da jornalista e diretora editorial da Security Report, Graça Sermoud, contará também com a presença do CISO do Grupo Fleury, Silvio Hayashi, o DPO da Sanofi, Carlos Campagnoli, o head de Cybersecurity da Eurofarma, Fernando Galdinho, o gestor de privacidade e DPO da Raia Drogasil, Kleber Braga, o Information Security Manager do UnitedHealth Group, Adailton Silva, e o Regional Director, LatAm & Iberia da SecurityScorecard, José da Costa.

 

O cenário de vazamento de dados é tão crítico que desperta discussões em várias frentes, principalmente em setores que lidam com dado sensível diariamente com é o caso do ecossistema de empresas de Saúde. Essa é uma série de debates que a TVD e a Security Report promoverão ao longo de 2021. As inscrições para o evento online estão disponíveis aqui.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...