As contas oficiais do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), candidato à prefeitura de Cuiabá, no Facebook e no Instagram foram alvos de um incidente cibernético nessa semana. A ação buscava paralisar o impulsionamento de propaganda eleitoral do político em ambas as plataformas. O processo pôde ser revertido a tempo, mas devido à ocorrência, o disparo de anúncios permanece restrito até que todos os controles sejam conferidos.
Segundo informou hoje (3) o próprio candidato em vídeo, o cibercriminoso conseguiu o acesso às contas e, por esse meio, solicitou à Meta a suspensão da conta de anúncios da campanha, utilizada para criar, gerenciar e monitorar publicidades na plataforma, permitindo alcance mais direcionado das propostas.
Ainda segundo o político, a Polícia Federal foi notificada pela campanha e deve iniciar uma investigação sobre o caso. “A quem interessa, na reta final da campanha, impedir que a população de Cuiabá seja alcançada pela nossa mensagem? Justamente as mensagens finais, os últimos programas e últimos conteúdos?” questionou.
Este incidente cibernético se une a outras ocorrências similares vindas a público nas últimas semanas, em decorrência da proximidade das eleições municipais de 2024. Devido a esse evento, tanto as prefeituras quanto os candidatos ao cargo se tornaram alvos do cibercrime. Em agosto, o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PP-SP), informou por meio de suas mídias sociais, que os sistemas locais do poder executivo da cidade foram alvos de um incidente cibernético envolvendo um ransomware.
O incidente teria paralisando alguns serviços ao cidadão e levando parte da máquina pública a cumprir tarefas manuais. Na nota, o prefeito Gazzola sugere que pessoas estariam usando esse incidente como ação política em meio à proximidade do pleito, marcado para 6 de outubro desse ano.
A Security Report publica, na íntegra, mensagem publicada no post do deputado Cabral:
“O nosso gerenciador de anúncios foi invadido nesta terça-feira (1) e, desde então, estamos impedidos de impulsionar conteúdos nas redes sociais
A quem interessa impedir que Cuiabá seja alcançada pela nossa mensagem nessa reta final da campanha?
Estamos crescendo muito, rumo a vitória. E não vão conseguir nos parar.
Contamos com a sua ajuda para espalhar o nosso propósito de mudança verdadeira para Cuiabá”.