Cambridge Analytica pode ter tido acesso a dados de 87 milhões de usuários

Diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, disse que maioria das vítimas é dos EUA e que a companhia está tomando medidas para restringir dados aos desenvolvedores de aplicativos

Compartilhar:

O Facebook informou nesta quarta-feira que as informações pessoais de até 87 milhões de usuários podem ter sido compartilhadas indevidamente com a consultoria política Cambridge Analytica, ante estimativa anterior da mídia de mais de 50 milhões de usuários.

 

A maioria das 87 milhões de pessoas que tiveram seus dados compartilhados com a Cambridge Analytica, que trabalhou na campanha do presidente dos EUA Donald Trump em 2016, está nos Estados Unidos, afirmou o diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, em uma postagem no blog.

 

O Facebook disse que estava tomando medidas para restringir os dados pessoais disponíveis para desenvolvedores de aplicativos.

 

A maior empresa de mídia social do mundo tem sido castigada por investidores e enfrenta a raiva de usuários, anunciantes e legisladores após uma série de escândalos sobre notícias falsas, interferência eleitoral e privacidade.

 

No mês passado, o Facebook reconheceu que informações pessoais sobre milhões de usuários acabaram erroneamente nas mãos da Cambridge Analytica.

 

A estimativa anterior de mais de 50 milhões de usuários do Facebook afetados pelo vazamento de dados veio de dois jornais, o New York Times e o londrino Observer, com base em suas investigações sobre a Cambridge Analytica.

 

Schroepfer não forneceu detalhes de como o Facebook chegou a estimativa mais alta, mas disse que o Facebook dirá às pessoas se suas informações podem ter sido compartilhadas de maneira imprópria com o Cambridge Analytica. A consultoria britânica nega qualquer irregularidade.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Google, Facebook e Amazon são as marcas mais usadas em roubos de credenciais, diz relatório

Kaspersky aponta aumento de ataques de phishing a grandes marcas e a causa pode estar na sofisticação e agressividade de...
Security Report | Overview

Febraban alerta para golpes mais aplicados nas compras de Natal

Cliente deve redobrar cuidados ao fazer compras no e-commerce e com seu cartão nas lojas de rua de grandes centros...
Security Report | Overview

Bloqueio de fraudes na Black Friday crescem 270% em 2024

Novo dado foi divulgado pela Visa recentemente. Já na Cyber Monday, a empresa afirma ter bloqueado 85% a mais de...
Security Report | Overview

Como o cenário de malwares evoluiu na América Latina em 2024?

A evolução dos malwares focados na América Latina em 2024 destaca a adaptabilidade e a engenhosidade de seus desenvolvedores, que...