BYOD representa risco corporativo, aponta especialista

Durante 2ª edição do Security Leaders Belo Horizonte, Raphael Mandarino Jr., presidente da SICPA Brasil e ex-diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República, afirmou que as empresas estão voltando atrás quanto à utilização de aparelhos próprios no ambiente de trabalho, já que poucos têm consciência reais dos riscos envolvidos

Compartilhar:

Por Alexandre Finelli

Percorrendo o País junto com o Security Leaders, Raphael Mandarino Jr., presidente da SICPA Brasil e ex-diretor do Departamento de Segurança e Comunicações da Presidência da República, abriu a 2ª edição do evento mineiro afirmando que as empresas estão voltando atrás em relação ao BYOD.

Durante sua apresentação, o especialista ressaltou que, apesar dos métodos de trabalho estarem se modificando, muitas companhias estão proibindo colaboradores de levar dispositivos pessoais para o trabalho.

“Reconheceram que os funcionários não têm os cuidados necessários para prevenir ameaças”, disse. “Poucas pessoas têm aparelhos próprios para uso corporativo e pessoal de modo que a publicação não tenha potencial de risco”, destaca.

Para reforçar a importância da Segurança da Informação hoje, o especialista explicou sobre Instituto de Estudos e Pesquisas de Segurança e Defesa Cibernética que tem o objetivo de capacitar e engajar programas de educação digital junto às organizações.

Mandarino também questionou se estamos de fato preparados para os Jogos Olímpicos. Comparado à Copa do Mundo, o executivo afirmou o Rio 2016 é mais complexo. “Teremos mais atletas concentrados entre o mar e o morro, aeroportos facilmente vazados e obras inacabadas”, exemplifica, questionando ainda o valor do investimento para o combate aos crimes cibernéticos. “Obama quis 19 bilhões de dólares apenas para a defesa no ambiente digital. O Brasil tem um orçamento de 20 bilhões, mas divididos entre as três forças de Segurança”, destacou.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

IA depende de pilotos qualificados para ajudar a Segurança, avisam CISOs

Em painel de debates organizado pela FIA Business School, líderes de Segurança de diferentes vertentes de negócio apontaram para os...
Security Report | Destaques

FC Barcelona e Fortinet formam parceria de Cibersegurança para novo estádio

A fornecedora de Cibersegurança se tornou a nova parceira do futuro Spotify Camp Nou por três temporadas, até 30 de...
Security Report | Destaques

Data leak no Ministério da Saúde: O que ainda falta corrigir na fiscalização de dados?

Nova ocorrência contra os dados do CadSUS é mais uma dentre tantas que afetaram não só a Saúde, mas diversos...
Security Report | Destaques

Polícia Federal investiga suspeito de roubar dados do CadSUS

As autoridades cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado em Nanuque, Minas Gerais. Segundo informou em...