Brecha em servidores da Natura impacta mais de 250 mil clientes

Equipe de Segurança da Safety Detectives descobriu vulnerabilidade. Varejista informa que detectou o problema e corrigiu rapidamente, sem risco de exposição de dados

Compartilhar:

A equipe de segurança da Safety Detectives, atualmente liderada por Anurag Sen, descobriu um vazamento de dados significativo no site da Natura, incluindo vários itens de informações pessoais em dois servidores hospedados na Amazon com 272 GB e 1,3 TB, localizados nos EUA.

 

Segundo os dados divulgados pela Safety Detectives, empresa que atua no mercado de antivírus e possui um laboratório de estudos em segurança digital, a brecha de segurança expôs dados de mais de 250 mil clientes, sendo que 90% são brasileiros, além de usuários de outras nacionalidades, incluindo o Peru.

 

As informações de pagamento de 40.000 clientes relacionados a uma empresa terceirizada, a Wirecard, também ficaram disponíveis ao público por mais de duas semanas. De acordo com os logs do servidor, o tamanho da violação de dados variou ao longo de vários dias.

 

O vazamento de dados foi descoberto pela primeira vez em 12 de abril de 2020, embora a equipe de segurança da Safety Detectives tenha conseguido confirmar que centenas de gigabytes de informações estavam disponíveis desde o 26 de março de 2020.

 

A Natura foi imediatamente contatada e este relatório foi publicado depois que a varejista corrigiu a brecha. Procurada pela Security Report, a Natura enviou o comunicado oficial abaixo:

 

 

Em relação ao relatório da empresa Safety Detectives, a Natura esclarece que detectou um ambiente vulnerável em um servidor de teste, que não faz parte de seus sistemas produtivos da companhia. O ambiente foi eliminado imediatamente após ser identificado, sem risco de exposição de dados.

 

A Natura realiza atualizações frequentes em seus sistemas e tem redobrado o cuidado com a segurança da informação. Falhas de segurança detectadas pela companhia ou por parceiros são submetidas a análise técnica criteriosa. Caso a apuração indique potencial risco a consultoras e consumidores, eles são comunicados imediatamente sobre o ocorrido.

 

A Natura reafirma assim o seu compromisso com a ética e a transparência.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Fundamentos da Cyber são construídos por diversidade nas equipes, afirmam gestoras da AWS

As lideranças femininas da provedora de tecnologia de cloud promoveram entrevistas com a imprensa durante o re:Inforce 2025, com o...
Security Report | Destaques

STF define responsabilização de Big Techs por conteúdos criminosos

A Suprema corte concluiu votação sobre a inconstitucionalidade parcial do artigo 19 do Marco Civil da Internet, ampliando a responsabilização...
Security Report | Destaques

Agindo no caos: Como construir resiliência em meio às inovações?

O Security Leaders Florianópolis abriu seus trabalhos no evento de estreia na capital catarinense com o Keynote de abertura do...
Security Report | Destaques

Com automação, integração e foco na conformidade, Dock aprimora sua governança de dados

Em parceria com a Securiti e Defcon1, empresa de tecnologia para pagamentos e banking renova seu modelo de gestão de...