A BlackBerry Cylance divulgou um Relatório de Ameaças com um compilado de informações que poderão auxiliar profissionais no aperfeiçoamento em segurança em cibernética. Dentre as principais conclusões, a pesquisa indica os e-mails de phishing como o vetor de infecção mais popular e o aumento de 10% dos ataques de malware e de 47% dos mineradores de criptomoedas em 2018.
Os três principais alvos das invasões para mineração de criptomoedas foram a indústria de alimentos, o setor de tecnologia e os serviços profissionais. Os principais alvos de ataques cibernéticos do mercado incluem a indústria de alimentos, o setor de logística e organizações sem fins lucrativos. Tratando-se de ransomware, o setor de tecnologia foi o principal alvo de ataques em 2018, seguido das indústrias de bens de consumo e de manufatura, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
O levantamento oferece resultados exclusivos, extraídos do trabalho de consultoria, de pesquisa de ameaças e de esforços de inteligência da empresa, além de feedback fornecido pelos clientes da Cylance. Essas informações são compartilhadas com o objetivo de ajudar profissionais de segurança, pesquisadores e indivíduos na batalha coletiva contra as ameaças virtuais emergentes e em evolução.
Este ano, o relatório também inclui ameaças específicas do OS-X encontrado por uma parcela significativa de usuários. Os cinco principais são: Cimpli, Coinminer, Flashback, KeyRanger e MacKontrol.
As 10 principais ameaças relatadas pelos clientes que utilizam Windows são:
1. MyWebSearch
2. InstallCore
3. PolyRansom
4. Neshta
5. Upatre
6. Ramnit
. Emotet
8. GandCrab
9. Qukart
10. Ludbaruma
O relatório também examina novas técnicas de ofuscação de ameaças e oferece previsões de segurança específicas para 2019 além de informações exclusivas da Cylance sobre o cenário macro da segurança cibernética. Os dados contidos no Relatório de Ameaças podem ajudar a preparar os profissionais de TI e entusiastas do assunto para os desafios de segurança do próximo ano.