Banco do Nordeste confirma incidente nas transações por PIX

Instituição financeira publicou comunicado à acionistas e ao mercado a respeito do ocorrido e para informar que não foi identificado prejuízo ou vazamento de dados dos clientes

Compartilhar:

O Banco do Nordeste do Brasil publicou hoje (27) uma nota direcionada a investidores e ao mercado financeiro confirmando que detectou um incidente de Cibersegurança mirando as transações Pix da instituição financeira.

 

A nota, assinada pelo Diretor de Relacionamento com Investidores, Wagner Alencar Rocha, não oferece detalhes sobre como se deu o incidente. Todavia, ela informa que a companhia ativou seus protocolos de SI tão logo a situação foi detectada, paralisando temporariamente o meio de pagamento.

 

Além disso, as equipes técnicas internas estão trabalhando diretamente com o Banco Central do Brasil para analisar a extensão do ocorrido e restaurar as operações de forma segura. Agora, o foco é estabilizar os pagamentos por Pix o mais brevemente possível.

 

“Não foi identificado vazamento de dados ou prejuízo às contas dos clientes. O Banco do Nordeste reafirma seu compromisso com a segurança da informação e com a transparência e manterá o mercado informado acerca de eventuais desdobramentos desse incidente”, conclui o comunicado.

 

Recentemente, diversas instituições financeiras lidaram com questões relacionadas a incidentes cibernéticos com o Pix. Um desses casos atingiu o Banco Triângulo, que confirmou ao jornal Valor Econômico que sofreu um incidente resultando em transferências indevidas por Pix.

 

A Security Report publica, na íntegra, nota do Banco do Nordeste ao mercado:

 

“O Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNBR3) vem a público informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, identificou um incidente de segurança cibernética na infraestrutura das transações PIX.

 

Imediatamente após a identificação, a Companhia ativou seus protocolos de segurança e controle e suas equipes técnicas estão trabalhando e mantendo comunicação com o Banco Central para analisar a extensão do ocorrido e restaurar as operações de forma segura.

 

Não foi identificado vazamento de dados ou prejuízo às contas dos clientes, mas para uma análise mais detalhada das causas do evento e seus impactos, o serviço PIX está suspenso temporariamente.

 

A Companhia está focada na retomada segura das transações PIX o mais breve possível.

 

 O Banco do Nordeste reafirma seu compromisso com a segurança da informação e com a transparência e manterá o mercado informado acerca de eventuais desdobramentos desse incidente.

 

WANGER ANTÔNIO DE ALENCAR ROCHA

 

Diretor de Relacionamento com Investidores”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Secional paulista da OAB admite incidente de Cibersegurança

Maior divisão da Ordem dos Advogados do Brasil identificou um incidente de Segurança Cibernética mirando os acessos à sua rede....
Security Report | Overview

Golpes com Pix devem se tornar mais sofisticados em 2026, impulsionados por IA e engenharia social

Deepfakes, falsas centrais de atendimento e cobranças fraudulentas devem ganhar escala; Banco Central reforça mecanismos de proteção, mas comportamento do...
Security Report | Overview

Varejo sofreu uma tentativa de fraude a cada 2 minutos em 2025, aponta estudo

Foram 195.217 tentativas de fraude entre janeiro e setembro de 2025 no setor, um aumento de 4,1%. A Serasa Experian...
Security Report | Overview

Uso de IA em fraudes de identidade dispara 300% e coloca e-commerce em alerta

Relatório global da Veriff indica que uma em cada 25 verificações digitais em 2025 foi fraudulenta; América Latina registra alta...