Backup ajuda a prevenir ataques de ransomware

Tecnologia SecurDisc da Nero AG possibilita criar cópias de segurança de arquivos importantes que podem incluir senha e assinatura digital

Compartilhar:

O primeiro trimestre de 2016 registrou um aumento de 14% no número de ciberataques por ransomware (tipo de malware que criptografa o conteúdo armazenado no computador infectado e exige um resgate em dinheiro para que o acesso seja restabelecido).

Os dados, referentes à comparação com o mesmo período do ano passado, são do mais recente relatório da Kaspersky Lab, que aponta o Locky como um dos ransomware mais astutos, infectando milhões de computadores em mais de 114 países. O Locky chega até as vítimas como anexo .doc em emails do tipo spam e criptografa tudo que encontra em computadores pessoais e redes corporativas, incluindo arquivos e backups compartilhados.

Para ajudar no combate a esse malware a companhia alemã Nero AG dá algumas dicas sobre o uso do Nero Burning ROM e da tecnologia SecurDisc para proteção contra pragas virtuais.

“Proteger arquivos requer firewalls e similares, e ainda assim pode não funcionar”, diz Thomas Liebhold, Diretor Internacional de Negócios da Nero. “Com o Nero Burning ROM e a tecnologia SecurDisc, a salvaguarda dos arquivos e o acesso aos dados depois de um ataque ransomware está assegurada”.

Segundo o executivo, embora backups regulares não protejam contra crimes virtuais a dados e sistemas, eles garantem que os dados sejam armazenados com segurança – e fora do alcance dos cibercriminosos. É importante que a cópia de segurança seja feita offline, uma vez que o Locky e outros ransomware podem também infectar dados em sistemas NAS e outros locais online. Também é altamente recomendável realizar regularmente o backup de dados particulares, confidenciais e corporativos em mídias ópticas como CDs, DVDs ou BDs.

“Com o Nero SecurDisc 3.0 é possível proteger com senha os arquivos gravados e usufruir de recursos extras como adição de assinatura digital e verificação de integridade de dados”, afirma Liebhold. “Outra ferramenta adicional é a mensagem que avisa que o disco óptico está ficando velho, assim os usuários podem regravar seus arquivos em tempo”.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Mercado

Hotéis na mira do vazamento de dados

Pesquisa da Symantec revela que sites podem vazar suas informações de reserva, permitindo que outras pessoas vejam os dados pessoais...
Security Report | Mercado

Tendências de segurança em Sistemas de Controle Industriais

Análise categoriza e classifica os riscos mais recorrentes após observação empírica; menos um terço dos riscos críticos e de alta...
Security Report | Mercado

Minsait amplia oferta de inteligência e segurança de redes com a Allot

Aliança entre as empresas tem como foco suprir a demanda do mercado de telecom brasileiro por dados analíticos com foco...
Security Report | Mercado

Boldon James lança solução de classificação de dados

OWA Classifier estende o suporte de classificação de dados do Outlook para o Microsoft Office 365