Incidente na Atento provoca efeito cascata

Para prevenir qualquer risco envolvendo os sistemas dos clientes, empresa isolou o ambiente interrompendo as conexões, o que significa uma interrupção temporária do serviço, como foi o caso da central de atendimento da Unimed Porto Alegre

Compartilhar:

A Atento confirmou neste domingo (17) que detectou um ataque cibernético em seus sistemas no Brasil. Segundo informações, a empresa imediatamente implementou todos os protocolos de segurança para conter e avaliar a ameaça. A companhia comenta ainda que para prevenir qualquer risco para seus clientes, foi realizado o isolamento dos sistemas e interrupção das conexões com os sistemas dos clientes, o que significa uma paralisação temporária do serviço.

 

A Unimed Porto Alegre é cliente da Atento e enviou hoje um comunicado aos clientes informando sobre as instabilidades no sistema operacional do Call Center. A companhia disponibilizou um contato temporário da central de atendimento e ressalta que seguiu os mesmos protocolos da Atento, isolando os sistemas envolvidos a fim de evitar qualquer risco.

 

 

A equipe de segurança cibernética da Atento, em parceria com consultores externos, está trabalhando para conter a ameaça e garantir a segurança dos possíveis sistemas afetados antes de colocá-las novamente online. “Nenhuma evidência foi encontrada de que tenha havido qualquer vazamento de dados de nossos clientes. Nossas investigações estão em andamento e trabalhando em estreita colaboração com as autoridades competentes”, diz o comunicado.

 

 

 

 

 

A Security Report disponibiliza o comunicado da Atento na íntegra:

 

“NOVA YORK, 17 de outubro de 2021 – Na Atento S.A. (NYSE: ATTO, “Atento” ou a “Empresa”), empresa líder em soluções CX e terceirização de processos de negócios (CRM / BPO) na América Latina e um dos cinco maiores provedores do mundo, detectamos hoje pela manhã um ataque de cibersegurança contra nossos sistemas no Brasil. Implementamos, imediatamente, todos os protocolos de segurança cibernética a nosso alcance para conter e avaliar a ameaça.

 

Nossa prioridade, desde o início, tem sido garantir a proteção e integridade dos dados de nossos clientes. Assim, e com o objetivo de prevenir qualquer risco para os nossos clientes, realizamos o isolamento dos sistemas da empresa e interrompemos as conexões com os sistemas dos nossos clientes, o que significa uma interrupção temporária do serviço.

 

Nossa equipe de segurança cibernética interna e consultores externos conseguiram identificar a ameaça e estão trabalhando para contê-la e garantir a segurança dos possíveis afetados antes de colocá-las novamente online.

 

Nenhuma evidência foi encontrada de que tenha havido qualquer vazamento de dados de nossos clientes. Nossas investigações estão em andamento e trabalhando em estreita colaboração com as autoridades competentes.

 

No momento desta comunicação, o alcance deste incidente está limitado a algumas operações no Brasil e continuamos trabalhando para restaurar o serviço aos nossos clientes, o mais rápido possível, sempre garantindo a máxima segurança”.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Tribunal de Justiça do Paraná confirma instabilidade repentina no portal oficial

Corte aponta sobrecarga de acessos como causa da falha, mas garante que serviços e segurança dos dados não foram comprometidos
Security Report | Destaques

Polícia Federal faz novas prisões de envolvidos no ciberataque ao Pix

As autoridades detiveram oito pessoas que teriam feito parte da organização criminosa responsável por ataques às provedoras Sinqia e C&M...
Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...