Nesta segunda-feira (24), a Prefeitura Municipal de Jacarezinho informou que o banco de dados e os sistemas de informática do órgão foram alvos de um ataque cibernético, comprometendo o funcionamento de todos os serviços online.
Segundo comunicado, no momento, não é possível estabelecer um prazo para a normalização dos sistemas. O crime cibernético foi comunicado às autoridades policiais competentes, que estão investigando a autoria e a motivação do ato.
O órgão afirmou que segue trabalhando para restabelecer a normalidade de serviços como a emissão de notas fiscais eletrônicas, as guias de pagamentos de tributos, a geração da folha de pagamento dos servidores municipais e o Portal da Transparência, entre outros.
“Agradecemos a compreensão e a solidariedade de todos os cidadãos e cidadãs de Jacarezinho neste momento difícil e vamos informar a evolução dos fatos de acordo com o prosseguimento das investigações”, diz a nota.
No início de maio deste ano, a Prefeitura de São José dos Pinhais foi impactada após sofrer um incidente em sua versão web do Sistema Administrativo. Na época, em aproximadamente três minutos, o ataque foi identificado e a invasão foi contida pelo setor de Tecnologia da Informação.
Já no dia 15 de junho, outro órgão foi alvo dos cibercriminosos. Trata-se da Prefeitura de Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul. De acordo com comunicado divulgado na época, o órgão gaúcho repudiou qualquer tipo de discriminação por cor, raça ou gênero. O posicionamento ocorreu após o cibercriminoso adicionar imagens e textos nos servidores comprometidos.
Ainda na ocasião, nenhum dado foi vazado ou afetado pelo incidente. Além disso, algumas medidas de segurança foram analisadas e executadas pela Prefeitura gaúcha.
A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra da Prefeitura Municipal de Jacarezinho:
“A Prefeitura Municipal de Jacarezinho vem a público informar que o seu banco de dados e sistemas de informática foram alvo de um ataque hacker que comprometeu o funcionamento de todos os serviços online oferecidos à população. Ainda não é possível estabelecer um prazo para o retorno do funcionamento desses sistemas.
Pedimos desculpas pelos enormes transtornos e informamos que estamos trabalhando para restabelecer o mais rápido possível a normalidade de serviços como a emissão de notas fiscais eletrônicas, as guias de pagamentos de tributos, a geração da folha de pagamento dos servidores municipais e o Portal da Transparência, entre outros.
O crime já foi comunicado às autoridades policiais competentes, que estão investigando a autoria e a motivação do ato.
Agradecemos a compreensão e a solidariedade de todos os cidadãos e cidadãs de Jacarezinho neste momento difícil e vamos informar a evolução dos fatos de acordo com o prosseguimento das investigações.”