Asahi Group sofre ciberataque e não possui previsão de retomada

Companhia de produtos alimentícios líquidos do Japão anunciou no começo dessa semana que sofreu um ataque hacker que o obrigou a suspender envio de remessas de bebidas pelo país. Apesar das ações de resposta, um porta-voz informou à agência Reuters que não se espera uma retomada total no curto prazo

Compartilhar:

A companhia japonesa de cervejas e bebidas Asahi Group Holdings Ltd. anunciou nessa semana que sofreu um incidente cibernético durante o começo dessa semana, afetando as operações industriais mantidas no país. De acordo com uma porta-voz comunicou à agência Reuters, não há previsão de retomada das atividades no curto prazo.

 

De acordo com nota publicada pela organização, até o momento, não há confirmação de que dados pessoais de clientes, terceiros ou funcionários foram vazados. Entretanto, a companhia decidiu suspender a resposta de pedidos de remessas de empresas do grupo no Japão, bem como atendimentos ao cliente e outros serviços de call center.

 

“Estamos investigando ativamente a causa e trabalhando para restaurar as operações; no entanto, não há, no momento, uma estimativa de tempo para a recuperação. A falha no sistema está limitada às nossas operações no Japão. Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente causado aos nossos clientes e parceiros comerciais”, acrescentou o comunicado.

 

O porta-voz em contato com a Reuters disse ainda que A empresa tem 30 fábricas no Japão que produzem cerveja, bebidas e produtos alimentícios, mas continua investigando se todas elas interromperam a produção.

 

Recentemente, outra companhia que sofreu um impacto localizado em suas operações devido a um ataque cibernético foi a Stellantis, que identificou um acesso não autorizado a uma plataforma de um prestador de serviços terceirizado responsável por apoiar as operações de atendimento ao cliente. De acordo com o comunicado, apenas as operações na América do Norte foram atingidas. E assim que a invasão foi detectada, a empresa ativou seus protocolos de resposta a incidentes, iniciou uma investigação e adotou medidas para conter e mitigar os efeitos da violação.

 

A Security Report publica, na íntegra, nota publicada pela Asahi Group Holdings Ltd.:

 

“A Asahi Group Holdings, Ltd. está enfrentando uma falha no sistema causada por um ataque cibernético, afetando as operações no Japão.

 

Até o momento, não há confirmação de vazamento de informações pessoais ou dados de clientes para terceiros. No entanto, devido à falha no sistema, as seguintes operações foram suspensas:

 

・Operações de pedidos e remessas nas empresas do grupo no Japão
・Operações do call center, incluindo serviços de atendimento ao cliente

 

Estamos investigando ativamente a causa e trabalhando para restaurar as operações; no entanto, não há, no momento, uma estimativa de tempo para a recuperação. A falha no sistema está limitada às nossas operações no Japão.

 

Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente causado aos nossos clientes e parceiros comerciais.”

 

” Com informações da Folha de S. Paulo e Agência Reuters

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

O desafio de manter a operação viva após uma crise cibernética

Durante o Security Leaders Nacional, CISOs defenderam que resiliência cibernética vai além da tecnologia e depende de preparo, liderança, comunicação...
Security Report | Destaques

Projeto da AXIA Energia é premiado por excelência em segurança da informação

O programa de resiliência operacional, desenvolvido pelo gestor de SI Renato lima em parceria com a NetGlobe Cyber Security, conta...
Security Report | Destaques

2026 no radar do CISO: da defesa reativa à segurança estratégica

Entre inovação com Inteligência Artificial, gestão de terceiros e resiliência, a agenda dos CISOs avança para um modelo de Segurança...
Security Report | Destaques

Como a tríade IA, regulação e gestão de terceiros impactou a SI em 2025

Com a IA generativa elevando o patamar das ameaças e o novo Marco Legal exigindo governança sem precedentes, em 2025,...