A companhia japonesa de cervejas e bebidas Asahi Group Holdings Ltd. anunciou nessa semana que sofreu um incidente cibernético durante o começo dessa semana, afetando as operações industriais mantidas no país. De acordo com uma porta-voz comunicou à agência Reuters, não há previsão de retomada das atividades no curto prazo.
De acordo com nota publicada pela organização, até o momento, não há confirmação de que dados pessoais de clientes, terceiros ou funcionários foram vazados. Entretanto, a companhia decidiu suspender a resposta de pedidos de remessas de empresas do grupo no Japão, bem como atendimentos ao cliente e outros serviços de call center.
“Estamos investigando ativamente a causa e trabalhando para restaurar as operações; no entanto, não há, no momento, uma estimativa de tempo para a recuperação. A falha no sistema está limitada às nossas operações no Japão. Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente causado aos nossos clientes e parceiros comerciais”, acrescentou o comunicado.
O porta-voz em contato com a Reuters disse ainda que A empresa tem 30 fábricas no Japão que produzem cerveja, bebidas e produtos alimentícios, mas continua investigando se todas elas interromperam a produção.
Recentemente, outra companhia que sofreu um impacto localizado em suas operações devido a um ataque cibernético foi a Stellantis, que identificou um acesso não autorizado a uma plataforma de um prestador de serviços terceirizado responsável por apoiar as operações de atendimento ao cliente. De acordo com o comunicado, apenas as operações na América do Norte foram atingidas. E assim que a invasão foi detectada, a empresa ativou seus protocolos de resposta a incidentes, iniciou uma investigação e adotou medidas para conter e mitigar os efeitos da violação.
A Security Report publica, na íntegra, nota publicada pela Asahi Group Holdings Ltd.:
“A Asahi Group Holdings, Ltd. está enfrentando uma falha no sistema causada por um ataque cibernético, afetando as operações no Japão.
Até o momento, não há confirmação de vazamento de informações pessoais ou dados de clientes para terceiros. No entanto, devido à falha no sistema, as seguintes operações foram suspensas:
・Operações de pedidos e remessas nas empresas do grupo no Japão
・Operações do call center, incluindo serviços de atendimento ao cliente
Estamos investigando ativamente a causa e trabalhando para restaurar as operações; no entanto, não há, no momento, uma estimativa de tempo para a recuperação. A falha no sistema está limitada às nossas operações no Japão.
Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente causado aos nossos clientes e parceiros comerciais.”
” Com informações da Folha de S. Paulo e Agência Reuters