A Asahi Breweries, responsável pela fabricação de cerveja do grupo japonês Asahi Group anunciou nesta segunda-feira (6) que a retomada da produção em suas fábricas após o ciberataque começou no segundo dia do mês. Segundo a empresa, os seus pontos de produção da bebida que foram interrompidos já retomaram sua atividade parcialmente.
O grupo tinha suspendido o processamento de pedidos, remessa e funções de call center no Japão, há uma semana, depois da interferência. Apesar de anunciar a retomada, não há uma previsão de tempo para retornar à capacidade total.
A companhia japonesa de cervejas e bebidas Asahi Group Holdings Ltd. anunciou que sofreu um incidente cibernético durante o começo dessa semana, afetando as operações industriais mantidas no país. De acordo com nota publicada pela organização, até o momento, não há confirmação de que dados pessoais de clientes, terceiros ou funcionários foram vazados. Entretanto, a companhia decidiu suspender a resposta de pedidos de remessas de empresas do grupo no Japão, bem como atendimentos ao cliente e outros serviços de call center.
Outra companhia que sofreu um impacto localizado em suas operações devido a um ataque cibernético foi a Stellantis. A empresa identificou um acesso não autorizado a uma plataforma de um prestador de serviços terceirizado responsável por apoiar as operações de atendimento ao cliente. De acordo com o comunicado, apenas as operações na América do Norte foram atingidas. E assim que a invasão foi detectada, a empresa ativou seus protocolos de resposta a incidentes, iniciou uma investigação e adotou medidas para conter e mitigar os efeitos da violação.
A Security Report disponibiliza o comunicado oficial do Asahi Group sobre o incidente cibernético:
“Asahi Breweries anuncia operação de todas as seis cervejarias, retomada parcial das remessas e adiamento de lançamentos de novos produtos
A Asahi Breweries, Ltd. (Sede: Tóquio; Presidente: Kazuo Matsuyama) adiará o lançamento de um novo produto, previsto para outubro, devido a uma falha no sistema causada por um ataque cibernético. A data de lançamento ainda não foi definida. Anunciaremos em nosso site assim que for definida.
A produção em seis fábricas em todo o país foi retomada em 2 de outubro, e as remessas de Asahi Super Dry foram parcialmente retomadas. A partir de 15 de outubro, as remessas de Asahi Draft Beer, Style Free, Clear Asahi, Dry Zero e Black Nikka Clear serão parcialmente retomadas.
Planejamos expandir gradualmente as opções de envio, começando pelos nossos produtos principais, assim que pudermos retomar as entregas. Publicaremos as informações mais recentes sobre a retomada das entregas em nosso site.
Pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes e parceiros comerciais por qualquer inconveniente causado.”
*Com informações do Valor Econômico e Forbes