ANPD reúne autoridades mundiais para discutir desafios da proteção de dados

Especialistas na proteção de dados da ANPD e representantes do Brasil, América Latina, Europa e Ásia discutem os desafios de manter o armazenamento e privacidade de informações, além da implementação de IA para a segurança governamental

Compartilhar:

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) reuniu no Ministério da Justiça um encontro para promover a discussão sobre Segurança Cibernética e a proteção de dados no mundo. O evento teve participação dos diretores e membros do Conselho Nacional de Proteção de Dados e Privacidade e representantes de diversos lugares do mundo.

 

Autoridades vindas da Argentina, Espanha, Portugal, Costa Rica, Equador, Panamá, México, e enviados dos escritórios de proteção de dados da Alemanha, Quênia e do Fórum de Autoridades de Privacidade Ásia-Pacífico estavam presentes e discutiram sobre os desafios da Cibersegurança no cenário mundial.

 

Em nota oficial, a organização nomeou como 1º Encontro Internacional de Proteção de Dados, e aconteceu dois dias depois do 2º Encontro de Grupos de Trabalho da Rede Iberoamericana de Proteção de Dados (RIPD).O Diretor-Presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves, segundo a nota publicada apresentou a situação brasileira e a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Ele ainda garantiu que essa medida vem tomando uma relevância de proporções internacionais: “Nesse processo, conquistamos relevância no cenário internacional, participando ativamente de fóruns como a Global Privacy Assembly (GPA), a Rede Lusófona de Proteção de Dados (RLPS) e a Global Privacy Enforcement Network (GPEN)”,disse o especialista.

 

Outro assunto levantado no evento foi sobre a implementação de IA e a segurança dos dados. No comunicado oficial, o Diretor Iagê Miola reforçou que há ainda algumas implicações para uso da IA no contexto da proteção de dados.

 

Segundo ele, o país não poderia perder a oportunidade de implementar a tecnologia e otimizar seu crescimento econômico e distribuição de renda.

 

“Todavia, toda mudança traz risco e, no caso da inteligência artificial, há o perigo de que ela perpetue as desigualdades socioeconômicas de hoje. Para isso, precisamos de políticas públicas que assegurem igualdade no tratamento de dados”, argumentou.

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

IA agêntica exige CIOs com visão de RH

Artigo trata que IA agêntica surge como “nova colega de trabalho” nas empresas, exigindo dos CIOs uma gestão semelhante à...
Security Report | Overview

Setor de Educação mostra fortalecimento contra o ransomware em estudo

97% da vítimas do segmento recuperaram dados criptografados e pagamentos de resgate caíram drasticamente
Security Report | Overview

Relatório: Ciberataques globais seguem em níveis elevados e Brasil está entre os mais expostos

Os pesquisadores relatam que ataques cibernéticos globais atingiram o volume de quase 2.000 por semana por organização em agosto; no...
Security Report | Overview

Incidentes cibernéticos podem derrubar preço das ações em até 1,5%, revela estudo

Levantamento revela correlação direta entre ataques digitais e perdas financeiras prolongadas nas maiores empresas dos EUA