ANPD ainda deve passar por consulta técnica de vários ministérios

Antes de chegar ao decreto presidencial, a minuta da Autoridade Nacional de Proteção de Dados será analisada por algumas pastas ministeriais.

Compartilhar:

Embora haja rumores de que o decreto da ANPD seja aprovado ainda este mês, fontes do governo, em entrevista à Security Report, avaliam que dificilmente isso ocorra  em setembro porque a minuta deve passar por análises de algumas pastas ministeriais. Somente quando essa avaliação acontecer, os nomes do Conselho Diretor serão levantados com maior exatidão.

 

 

Diante disso, o texto da minuta ainda pode ser alterado, mas ele está fundamentado em três pilares (normatização, educação e articulação institucional, e fiscalização e supervisão).

 

 

Mesmo  que a estrutura da ANPD seja definida em outubro, um outro desafio é definição de verba, ainda que a Autoridade esteja ligada diretamente à Presidência da República. Serão nomeados cinco membros, servidores públicos e, apesar de desde agosto circular uma lista com possíveis nomes para integrar a autoridade, o governo não confirmou se serão os apresentados na listagem. Um deles é o Coronel Arthur Sabbat,  assessor militar do departamento de segurança da informação do GSI, a uma das vagas do conselho diretor.

 

A ANPD está no mesmo nível hierárquico dos órgãos integrantes da presidência da república, como GSI, Casa Civil, entre outros. Depois dessa avaliação por diversos ministérios, o presidente da república designará os cinco servidores para compor o chamado conselho diretor. Definido isso, eles serão sabatinados pelo Senado Federal. Uma vez aprovado, será escrito ainda o regimento da Autoridade.

 

O regimento vai tratar, inclusive, do quadro de cargos específicos dessa autoridade. Segundo a legislação, esses cargos serão preenchidos por remanejamento da própria administração pública federal e envolve outras processualísticas que exigem o consentimento de origem e avaliação desses servidores. A partir daí, a Autoridade começa a atuar com plenitude.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Tribunal de Justiça do Paraná confirma instabilidade repentina no portal oficial

Corte aponta sobrecarga de acessos como causa da falha, mas garante que serviços e segurança dos dados não foram comprometidos
Security Report | Destaques

Polícia Federal faz novas prisões de envolvidos no ciberataque ao Pix

As autoridades detiveram oito pessoas que teriam feito parte da organização criminosa responsável por ataques às provedoras Sinqia e C&M...
Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...