Ações da Lenovo e ZTE recuam após notícia sobre espionagem cibernética

Site noticiou que os sistemas de várias empresas norte-americanas foram comprometidos por chips de computador maliciosos inseridos por espiões chineses

Compartilhar:

As ações da Lenovo e da ZTE Corp caíram, impactadas por preocupações sobre as vendas externas, após a Bloomberg informar que os sistemas de várias empresas norte-americanas foram comprometidos por chips de computador maliciosos inseridos por espiões chineses. As informações são da agência Reuters.

 

Em uma reportagem, a Bloomberg Businessweek citou 17 fontes não identificadas de empresas e de inteligência dizendo que espiões chineses colocaram chips em equipamentos utilizados por cerca de 30 companhias, além de várias agências do governo dos Estados Unidos, o que daria à Pequim acesso secreto a redes internas das instituições.

 

A Apple e a Amazon Web Services (AWS), da Amazon, citadas entre as empresas norte-americanas sujeitas ao ataque, negaram a reportagem. A Super Micro Computer, que a Bloomberg disse ser fornecedora de placas para servidores contendo os chips maliciosos, também negou a publicação.

 

O Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido, uma unidade da agência britânica de inteligência e segurança, disse que não tem motivos para duvidar das declarações feitas pela Apple e pela Amazon.

 

 

A fabricante de equipamentos de telecomunicações chinesa ZTE, cujas ações listadas em Hong Kong caíram 11%, não comentou o assunto.

 

*Com informações da agência Reuters

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Google, Facebook e Amazon são as marcas mais usadas em roubos de credenciais, diz relatório

Kaspersky aponta aumento de ataques de phishing a grandes marcas e a causa pode estar na sofisticação e agressividade de...
Security Report | Overview

Febraban alerta para golpes mais aplicados nas compras de Natal

Cliente deve redobrar cuidados ao fazer compras no e-commerce e com seu cartão nas lojas de rua de grandes centros...
Security Report | Overview

Bloqueio de fraudes na Black Friday crescem 270% em 2024

Novo dado foi divulgado pela Visa recentemente. Já na Cyber Monday, a empresa afirma ter bloqueado 85% a mais de...
Security Report | Overview

Como o cenário de malwares evoluiu na América Latina em 2024?

A evolução dos malwares focados na América Latina em 2024 destaca a adaptabilidade e a engenhosidade de seus desenvolvedores, que...