De acordo com o relatório “The Future of Finance 2025” da Veriff o número de tentativas fraudulentas cresceu 21% no período de um ano, entre 2024 e 2025. No Brasil, 69,5% das companhias já utilizam inteligência artificial para combater fraudes, enquanto 16,5% estão em processo de implementação, mas o cenário ainda é preocupante.
Segundo a pesquisa da Veriff, os serviços financeiros permanecem entre os principais alvos de criminosos. somente no último ano, uma em cada vinte tentativas de verificação envolvia alguém tentando se passar por outra pessoa, um tipo de golpe que, sem o apoio de uma tecnologia adequada, pode gerar prejuízos milionários para empresas e consumidores. Nos Estados Unidos, 35% das empresas do setor reportaram perdas financeiras, sendo que 13% indicaram impacto de até 20% da receita anual. No mesmo período, 47,5% dos consumidores relataram ter sofrido algum tipo de fraude online.
Kaarel Kotkas, fundador e CEO da Veriff, explica que o setor financeiro continua sendo o principal alvo dos criminosos por conta do retorno financeiro rápido e adianta que, para prevenir crimes, é preciso se antecipar. “Nossa missão é garantir que pessoas reais tenham acesso a serviços, enquanto criminosos são barrados de forma inteligente e escalável, mesmo diante de ameaças cada vez mais sofisticadas.”
IA como ameaça e solução
De acordo com o relatório, a IA, ainda que esteja mais presente nos ataques, 60,5% dos entrevistados relataram um aumento no uso de IA em golpes e 31,94% dos americanos já foram alvo de fraudes com uso de deepfake.