A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou a campanha #OutubroCiberSeguro, que foi criada para promover a segurança digital da sociedade por meio de ações educativas e eventos. O debate contará com participação multissetorial, incluindo representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), do Consulado Geral Britânico SP e organização. De acordo com a agência a campanha, para discutir boas práticas e desafios na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, fortalecendo o diálogo entre poder público, plataformas digitais e sociedade civil.
A campanha deste ano destaca os riscos da exposição de crianças e adolescentes no ambiente digital e reforça a importância da orientação de pais, responsáveis e educadores para uma navegação mais segura. A proposta é ensinar conceitos de segurança, privacidade e cidadania digital em atividades de forma lúdica. As oficinas estão sendo realizadas em seis escolas públicas do Distrito Federal — Taguatinga (1º/10), Sobradinho (2/10), Samambaia (7/10), Santa Maria (9/10), Recanto das Emas (10/10) e Paranoá (22/10) — com estimativa de atender cerca de 750 estudantes. A iniciativa também foi realizada em Eldorado (RS) e Belém (PA), com o apoio das Gerências Regionais da Anatel nesses estados.
A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Relações com Consumidores da Anatel, em parceria com a Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal (GDF), sendo que a primeira sessão aconteceu em 1º de outubro no teatro de Sobradinho. A peça aborda temas como cyberbullying, assédio online e os desafios da vida digital de crianças e adolescentes, e será levada a outras escolas públicas do DF ao longo do mês. Ao todo, serão sete apresentações em seis escolas públicas, alcançando mais de dez instituições de ensino.