WhatsApp seguro: multas de R$ 50 milhões geram adequação à LGPD 

Desenvolver um relacionamento digital seguro para o cliente e para a empresa é fundamental, defende CEO da Ubots

Compartilhar:

Cinquenta milhões de reais em multa: esse é o valor que as empresas podem pagar se enviarem mensagens em excesso ou sem autorização para clientes e potenciais consumidores no WhatsApp. A determinação foi fixada pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa proteger os usuários e estabelecer limites na comunicação, evitando abusos, compartilhamento indevido e vazamento de informações.

“A LGPD tem sido um ponto de atenção para as companhias, visto que o WhatsApp é o principal canal de comunicação com os usuários brasileiros”, explica Rafael Souza, CEO da Ubots. O aplicativo é utilizado por 169 milhões de usuários, de acordo com o levantamento realizado pelo We Are Social e Meltwater. Além disso, são 5 milhões de PMEs que possuem contas ativas no app, segundo a Meta. “A lei protege ambas as partes e faz a relação entre marca e cliente ser estruturada de maneira mais eficaz, proporcionando maior segurança de dados, sem gerar riscos para qualquer uma dos lados”, complementa Rafael.

Existem diversas formas de conquistar e fidelizar consumidores sem precisar recorrer a mensagens excessivas por aplicativos. No Brasil, a Ubots tem sido uma das empresas de relacionamento digital que mais geram eficiência para seus usuários, em especial instituições financeiras e cooperativas de crédito. Um exemplo é a Unicred, que obteve um índice de 4,8 de 5 em avaliação positiva do atendimento via plataforma WhatsApp Business.

“O bom relacionamento é um dos princípios básicos da comunicação digital. Quando tratamos de  instituições financeiras, o envio de mensagens massivas é uma boa prática, mas precisa ser feito da maneira correta, ou seja, por um canal oficial e seguro do WhatsApp, que protege o consumidor e seus dados. É necessário adotar um bom gerenciamento das conversas, respeitando o espaço dos clientes, além de obterem bons índices de satisfação, como no exemplo da Unicred”, complementa o executivo.

Desde que a LGPD entrou em vigor, as empresas só podem enviar mensagens aos consumidores caso eles forneçam as informações e autorizem o contato. Desta forma, se a liberação por parte do usuário não for autorizada, as mensagens não podem ser enviadas, independentemente do motivo. A LGPD também estabelece que todas as trocas devem ser criptografadas pelo próprio WhatsApp Business Platform. A medida visa impedir a leitura por terceiros ou pelo próprio aplicativo. Em casos de descumprimento das normas, as instituições podem perder parcerias e ter seus dados excluídos.


Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Trojan bancário brasileiro gera mais de 62 mil tentativas de ataques distribuído via WhatsApp

A pesquisa sugere que o Maverick pode ser uma evolução ou um projeto paralelo dos mesmos desenvolvedores do Coyote, trojan...
Security Report | Overview

Ransomware aumenta 46% em setembro com escalada de riscos comGenAI, reforça estudo

Um em cada 54 prompts de IA generativa apresenta risco de exposição de dados sensíveis; o Brasil registrou quase 3...
Security Report | Overview

ANPD apresenta resultado de sandbox regulatório da Inteligência Artificial

Iniciativa da ANPD seleciona três projetos de Inteligência Artificial para desenvolver soluções inovadoras em ambiente controlado, com foco na transparência...
Security Report | Overview

Análise orienta como promover soberania e Segurança na era da cloud

Especialista aborda o papel das infraestruturas críticas do Estado e defende critérios próprios de validação e governança para projetos soberanos