O WhatsApp lançou nesta semana uma nova campanha de conscientização para ajudar seus usuários a se protegerem de golpes no aplicativo. Assinada pela AlmapBBDO, as peças abordam duas mensagens principais: dicas e informações sobre os recursos de segurança do aplicativo para evitar os golpes e formas de recuperar contas comprometidas.
As artes trazem a identidade visual do aplicativo com uma linguagem simples, objetiva e acessível. As mensagens convocam os usuários a agir, seja por meio da ativação da confirmação em duas etapas – uma camada extra de segurança oferecida pelo aplicativo – ou com dicas simples e eficazes como sempre ligar para qualquer pessoa que esteja pedindo dinheiro pelo aplicativo, antes de realizar uma transferência.
A campanha será exibida em canais digitais como Facebook, Instagram, YouTube e Verizon, além dos principais sites de notícias, telas de condomínios residenciais, rádios e jornais impressos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Para atingir um público mais diverso, a campanha contará com inserções em programas de TV aberta com o reforço de influenciadores digitais como Evaristo Costa, Gabriela Prioli, Matheus Ribeiro, Mari Palma e Paulo Vieira.
“O intuito desta campanha é proteger a experiência do usuário no WhatsApp, encorajando a adoção de medidas de segurança gerais e reforçando as opções de proteção oferecidas pelo próprio aplicativo. Por meio de peças com linguagem simples e acessível, queremos instruir os usuários para que eles possam reconhecer situações de risco e se proteger de pessoas mal intencionadas, além de agir caso se tornem vítima de algum tipo de golpe”, explica Renata Costa, Gerente de Consumer Marketing do Facebook Brasil.