Você sabe se o app que está baixando é realmente seguro?

Segundo pesquisa, cerca de 40% dos consumidores brasileiros não leem o contrato de licença dos aplicativos que instalam em seus smartphones, permitindo acesso a dados sigilosos e até mesmo configurações administrativas do sistema operacional

Compartilhar:

Com a febre do aplicativo Sarahah no Brasil, que permite que usuários enviem mensagens anônimas para usuários inscritos, é importante ler o contrato de licença antes de instalar um novo app em seu dispositivo. Uma parte significativa dos usuários de smartphones brasileiros instalam apps em seus dispositivos sem entender quais são as possíveis consequências desse ato, revela pesquisa da Kaspersky.

 

O estudo revela também que quase 40% dos consumidores brasileiros não ligam para o contrato de licença do aplicativo ao instalá-lo no celular, sendo que quase 15% não leem as mensagens de instalação desses programas. Ou seja, os usuários clicam em “avançar” e “aceito” sem saber o compromisso que está assumindo – é como assinar um contrato sem ler suas cláusulas. Quando os usuários não leem os contratos de licença, nem as mensagens durante o processo de instalação, eles não têm conhecimento do contrato que estão aceitando.

 

Alguns apps podem ainda afetar a privacidade do usuário, iniciar a instalação de outros programas ou até alterar a configuração do sistema operacional de um smartphone de maneira legal, pois o usuário autorizou (sem saber) estes acessos durante o processo de instalação.

 

“É muito comum que os usuários baixem aplicativos sem observar se estão permitindo que os desenvolvedores tenham acesso a mais informações do que deveriam. Quando for instalar algum aplicativo em seu dispositivo, é importante entender quais informações foram solicitadas, se é realmente necessária para o aplicativo e o que pode ser feito com tal informação”, explica Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky Lab.

 

Algumas dicas podem reforçar a proteção de seu celular:

 

Faça download de fontes confiáveis

 

Os dispositivos móveis também são usados para distração, na qual baixamos jogos inofensivos para passar o tempo. É importante somente baixar apps de fontes confiáveis ou de lojas oficiais, como Google Play Store e Apple App Store.

 

Sempre cheque a privacidade do aplicativo

 

É importante ler atentamente as condições e informações ao utilizar apps de jogos e testes. Como você pode compartilhar informações de seus amigos quando você concorda em sincronizar sua lista de amigos, os apps também podem dividir suas informações. Certifique-se de alterar as configurações para controlar as categorias de informações que as pessoas podem ter acesso.

 

Verifique a lista de permissões que o app solicita

 

Não clique em “avançar” durante a instalação sem verificar o que está aceitando. Alguns aplicativos podem ser usados como um gancho para obter permissão para acessar informações confidenciais de usuários e outras pessoas – como contatos, mensagens privadas, localização, etc., para fins comerciais.

 

Tenha uma senha forte e única

 

Nunca crie uma senha fácil de ser adivinhada, como datas de aniversário, lugar de nascimento, nome do pais, etc. Dados como esse são fáceis de serem encontros na internet, como Facebook. Para ter uma senha forte, combine letras, números e símbolos. Para administrar suas senhas, utilize um administrador de senhas.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Mobile

Mais da metade dos brasileiros não usa senha em smartphones

Pesquisa mostra que 53% dos usuários não protegem seus dispositivos móveis e apenas 21% usam soluções antirroubo; transações bancárias por...
Security Report | Mobile

FakeSpy rouba dados a partir de SMS em smartphones Android

Malware controla remotamente dispositivos infectados e pode servir como vetor para trojan bancário; através de link em mensagem de texto,...
Security Report | Mobile

Falso voucher para a Páscoa afeta usuários em redes sociais

Ameaças disseminadas via WhatsApp e Facebook prometem descontos de até R$ 800 para compra de chocolates em redes varejistas e...
Security Report | Mobile

Hackers aproveitam promoção de varejista para aplicar golpe

Ação de marca de produtos cosméticos daria amostra de creme aos usuários cadastrados; cibercriminosos desenvolveram esquema que sinalava vítimas para...