A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunicou ao mercado que sofreu um ataque cibernético no último sábado (29). Segundo informações divulgadas, a equipe da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação trabalhou para reverter o ato criminoso, além disso, não houve prejuízos para a instituição e comunidade universitária.
“Foi simplesmente um ataque a capa do portal, porém os backups são feitos diariamente e tudo se restabeleceu rapidamente. Nossa equipe de T.I. está agora debruçada sobre o sistema para identificar as causas e bloquearmos futuros ataques similares. Nosso sistema de baco de dados é robusto e seguro”, explica nota enviada para à Security Report.
Essa não é a primeira vez que uma universidade é alvo dos cibercriminosos. Em julho deste ano, o Centro Universitário FMU detectou um incidente envolvendo sua base de dados e que pode ter permitido a visualização não autorizada de informações pessoais. Em esclarecimento divulgada na época, a FMU ressaltou que foram adotadas providências para mitigar qualquer eventualidade.
Já em abril, a ESMPU, Escola Superior do Ministério Público da União também foi vítima de um incidente cibernético em seus computadores, permitindo a criptografia de dados ao serem ligados. A instituição ressaltou na ocasião que por questão de segurança, todas as máquinas foram desligadas, bem como as saídas de rede, para evitar que houvesse propagação do vírus.
A Security Report entrou em contato com a assessoria da UFPR e disponibiliza o posicionamento completo na íntegra:
“Realmente tivemos um ataque ao nosso portal, mas em nada afetou a integridade dos bancos de dados e sistemas embarcados. Foi simplesmente um ataque a capa do portal, porém os backups são feitos diariamente e tudo se restabeleceu rapidamente. Nossa equipe de T.I. está agora debruçada sobre o sistema para identificar as causas e bloquearmos futuros ataques similares. Nosso sistema de baco de dados é robusto e seguro.”