Universidade Federal do Paraná sofre ataque cibernético

Em nota, instituição explicou que houve um incidente na capa do portal, mas que os backups são feitos diariamente e tudo se restabeleceu rapidamente. Além disso, a equipe de Tecnologia da Informação segue trabalhando na identificação das causas. Não há prejuízos para a comunidade universitária

Compartilhar:

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunicou ao mercado que sofreu um ataque cibernético no último sábado (29). Segundo informações divulgadas, a equipe da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação trabalhou para reverter o ato criminoso, além disso, não houve prejuízos para a instituição e comunidade universitária.

 

“Foi simplesmente um ataque a capa do portal, porém os backups são feitos diariamente e tudo se restabeleceu rapidamente. Nossa equipe de T.I. está agora debruçada sobre o sistema para identificar as causas e bloquearmos futuros ataques similares. Nosso sistema de baco de dados é robusto e seguro”, explica nota enviada para à Security Report.

 

Essa não é a primeira vez que uma universidade é alvo dos cibercriminosos. Em julho deste ano, o Centro Universitário FMU detectou um incidente envolvendo sua base de dados e que pode ter permitido a visualização não autorizada de informações pessoais. Em esclarecimento divulgada na época, a FMU ressaltou que foram adotadas providências para mitigar qualquer eventualidade.

 

Já em abril, a ESMPU, Escola Superior do Ministério Público da União também foi vítima de um incidente cibernético em seus computadores, permitindo a criptografia de dados ao serem ligados. A instituição ressaltou na ocasião que por questão de segurança, todas as máquinas  foram desligadas, bem como as saídas de rede, para evitar que houvesse propagação do vírus.

 

A Security Report entrou em contato com a assessoria da UFPR e disponibiliza o posicionamento completo na íntegra:

 

“Realmente tivemos um ataque ao nosso portal, mas em nada afetou a integridade dos bancos de dados e sistemas embarcados. Foi simplesmente um ataque a capa do portal, porém os backups são feitos diariamente e tudo se restabeleceu rapidamente. Nossa equipe de T.I. está agora debruçada sobre o sistema para identificar as causas e bloquearmos futuros ataques similares. Nosso sistema de baco de dados é robusto e seguro.” 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul amplia maturidade de SI com arquitetura unificada

Com baixa centralização das políticas e um amplo gap de mão de obra para aplicar boas práticas de Segurança, o...
Security Report | Destaques

Principal preocupação dos CEOs no Brasil é a Cibersegurança, alerta pesquisa

Estudo da EY-Parthenon revela também que transações corporativas e inteligência artificial ganham protagonismo nas estratégias empresariais
Security Report | Destaques

25% das violações de segurança terão origem em identidades de agentes até 2028

Dado apresentado pelo Gartner durante Conferência de Segurança e Gestão de Risco vem em linha com a tendência de o...
Security Report | Destaques

IA reduz janela de exploração de brechas para menos de 24 horas, alerta reporte

Relatório da CrowdStrike revela que cibercriminosos levam período menor para acessar novas falhas com uso de Inteligência Artificial, enquanto avançam...