União Europeia aprova primeira regulamentação da IA no mundo

Decisão foi tomada pelos deputados europeus ainda nesta quarta-feira (13), ao votarem majoritariamente a favor de um acordo firmado em dezembro de 2023 sobre o tema. Segundo a definição do bloco, a legislação visa proteger direitos fundamentais dos cidadãos, enquanto preserva apoio à inovação da tecnologia emergente

Compartilhar:

Os membros do Parlamento Europeu aprovaram em sessão desta quarta-feira (13) o Artificial Intelligence Act (Lei da Inteligência Artificial), visando regulamentar os usos da tecnologia no bloco continental. O arcabouço legal, aprovado por 523 votos, propõe limites no desenvolvimento da tecnologia em favor dos direitos fundamentais dos indivíduos, da democracia e do estado de direito, em equilíbrio com o incentivo à inovação.

 

Entre os tópicos mais importantes da legislação está a regulação de modelos de IA de objetivos gerais e de alto impacto social. As organizações gestoras dessas ferramentas terão de cumprir diversas obrigações de transparência com os países europeus, a depender de como for classificado o nível de risco. Em casos que a ameaça for considerada inaceitável, o produto poderá ser banido do continente.

 

Além disso, o AI Act ainda restringe o uso governamental de monitoramento biométrico em tempo real em espaços públicos, permitido o uso apenas em casos específicos de criminalidade, prevenção de ameaças terroristas e busca por pessoas desaparecidas ou suspeitos de crimes graves.

 

“Vinculamos o conceito de Inteligência Artificial aos valores fundamentais que formam a base de nossas sociedades. O AI Act é um ponto de partida para um novo modelo de governança construído em torno da tecnologia. Agora devemos nos concentrar em colocar essa lei em prática”, afirmou o Co-relator do Comitê de Liberdades Civis do parlamento europeu, Dragoș Tudorache.

 

O sócio do Escritório de advocacia Cooley LLP, Patrick Van Eecke, também comemorou, em entrevista à Reuters, a aprovaçãodo AI Act, dizendo que Bruxelas pode ter estabelecido um novo marco na governança das tecnologias emergentes no mundo. Todavia, o aumento da burocracia em relação à IA é um desafio a ser contornado por elas.

 

“A União Europeia agora tem a primeira lei relativa a IA codificada no mundo. Agora, podemos esperar que outros países e regiões do mundo usem esse arcabouço como modelo de suas próprias regulações, assim como ocorreu com a General Data Protection Regulation (GDPR)”, afirmou o advogado.

 

Após aprovado, o AI Act passará por análises judiciais e linguísticas do parlamento, além de receber a aprovação final dos estados-membros do bloco. Diante desse processo, calcula-se que a lei entre em vigor ainda no final da atual legislatura.

 

Posição das Big Techs

As grandes companhias de tecnologia também se posicionaram diante da aprovação da lei. Enquanto algumas, como a Meta Platforms, demonstraram receio a possíveis desacelerações da inovação, outras saudaram a iniciativa do bloco continental, defendendo a participação da sociedade civil e iniciativa privada na aplicação efetiva da nova regulamentação.

 

Esse foi o caso da Amazon, cujo porta-voz parabenizou o avanço do AI Act: “Estamos comprometidos em colaborar com a UE e o setor de Tecnologia da Informação para apoiar o desenvolvimento seguro e responsável de tecnologias como a IA”.

 

*Com informações da Agência Reuters e do Parlamento Europeu

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...