Trickbot de olho nas criptomoedas

Laboratório de segurança encontrou campanha que se disfarça em documento anexo à e-mails, o qual mira site de câmbio, que opera com Bitcoins, Litecoins, Ethereum e outros ativos digitais

Compartilhar:

O Forcepoint Security Labs encontrou uma campanha Trickbot em andamento que parece ter como alvo as criptomoedas. O Trickbot é um Trojan bancário conhecido tradicionalmente por atacar instituições financeiras.

 

Recentemente, observamos o Trickbot focando no Paypal e expandindo sua lista de alvos para instituições dos países nórdicos.

 

A campanha atual usa o Canadian Imperial Bank of Commerce (CIBC) como isca de engenharia social. Abaixo temos uma captura de tela do e-mail:

 

 

O documento anexado está disfarçado como um documento do CIBC. Ele contém um downloader macro que faz o download e executa uma variante do Trickbot.

 

Até o momento, mais de 8.600 e-mails relacionados foram capturados pelos nossos sistemas, com Reino Unido, Canadá e França como os três principais alvos, embora a maioria dos destinatários tenha “.com” como domínio de topo (TLD).

 

A variante do Trickbot baixada possui a etiqueta do grupo “kas2”. Os arquivos de configuração descriptografados contêm uma lista de destinos já vistos em campanhas anteriores, com uma exceção: o site coinbase.com foi adicionado aos sites monitorados para injeções na web. Especificamente, foi anexado ao arquivo de configuração “sinj” (injeção estática):

 

 

Coinbase é um site de câmbio de criptomoedas que opera com Bitcoin, Litecoin, Ethereum e outros ativos digitais. Com o Coinbase como alvo, moedas não-tradicionais agora também estão em risco de serem roubadas de potenciais vítimas do trojan bancário Trickbot.

 

Conclusão

 

Há aproximadamente um ano, relatamos um potencial interesse dos criadores de ameaças pelas criptomoedas através de atualizações de código do conhecido Trojan bancário Dridex.  Agora vemos movimentos semelhantes no Trickbot, com os autores incluindo um site de câmbio de moedas digitais na sua lista de alvos.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

ANPD volta a defender protagonismo na regulamentação da IA

Em evento organizado pela PUC-Rio, a diretora Miriam Wimmer lembrou que a Lei Geral de Proteção de Dados atribui à...
Security Report | Overview

Procuradores do MPF participam de curso sobre combate à Cibercriminalidade

Treinamento teve como objetivo proporcionar novas competências práticas na investigação de crimes cometidos pela internet...
Security Report | Overview

Dark Web: ambiente profundo é o Pré-Sal do Cibercrime de dados?

Da mesma forma que a reserva petrolífera na costa brasileira se tornou essencial à economia de combustíveis fósseis do país,...
Security Report | Overview

42% dos consumidores tiveram contato com ciberataques em mobile

A pesquisa da Appdome ressalta que tanto os próprios usuários quanto pessoas próximas a eles entraram no radar do Cibercrime....