Tribunal de Justiça do Paraná confirma instabilidade repentina no portal oficial

Corte aponta sobrecarga de acessos como causa da falha, mas garante que serviços e segurança dos dados não foram comprometidos

Compartilhar:

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) confirmou, em nota publicada no fim de semana, que seu site institucional sofreu intensa instabilidade nos últimos dias, supostamente causado por múltiplos acessos repentinos direcionados ao domínio hospedado na rede. Agora, as equipes técnicas da Secretaria de Tecnologia e Informação da corte estão trabalhando para voltar as atividades operacionais.

 

A nota acrescenta que nenhuma falha ou ocorrência interferiu na prestação dos serviços do tribunal. Da mesma forma, O sistema de tramitação processual, Projudi, permaneceu operando normalmente. Embora não tenham sido dadas informações adicionais sobre a origem do incidente, as características envolvendo múltiplos acessos de forma automática podem indicar uma ação de DDoS. Tal método tem sido aplicado com grande frequência entre as instituições públicas do Brasil.

 

Outras ocorrências envolvendo o poder público nacional nos primeiros meses de 2025 foram ataques que atingiram as redes do Superior Tribunal de Justiça (STJ); do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3); da GRU Airport, gestora do Aeroporto Internacional de Guarulhos; e da Marinha e Força Aérea brasileiras. Além desses, houve a suspeita de incidentes da mesma natureza contra a Universidade de São Paulo (USP).

 

Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também confirmou que seu sistema digital sofreu uma forte instabilidade, dificultando acessos internos a ele. Porém, em nota tornada pública, a instituição negou que essa crise tenha sido consequência de um ciberataque. Isso aconteceu devido ao excesso de tráfego e acessos externos aos serviços do instituto, mas não houve registros de ataque, embora as características do incidente sejam similares a uma ação de Negação de Serviço Distribuído (DDoS em inglês).

 

Diante de todos esses incidentes, no início de junho, a Polícia Federal deflagrou a operação Timeout para desarticular um grupo cibercriminoso supostamente responsável por promover esses ataques, autodenominado Azael. Segundo informou a PF então, a operação mirava suspeitos ativos em fóruns cibercriminosos, atuando como agentes de ameaças que teriam atingido sistemas ligados a diversas camadas da gestão pública brasileira.

 

A Security Report disponibiliza a nota oficial do site do TJPR após passar por momentos de instabilidades em seu ambiente digital:

 

“Na tarde de sexta-feira (12/09), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) registrou instabilidades no site institucional, que levaram a página a sair do ar. Equipes da Secretaria de Tecnologia e Informação (Seti) da instituição estão trabalhando no reestabelecimento das operações.

 

Apesar do ocorrido, o TJPR não registrou qualquer intercorrência ou falhas na prestação dos serviços. O sistema de tramitação processual, Projudi, permaneceu operando normalmente.

 

De acordo com os primeiros levantamentos, a falha vem ocorrendo por conta de múltiplos acessos sofridos pela página, situação que segue sendo monitorada. Importante destacar que a segurança dos dados foi mantida sem qualquer prejuízo.”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Polícia Federal faz novas prisões de envolvidos no ciberataque ao Pix

As autoridades detiveram oito pessoas que teriam feito parte da organização criminosa responsável por ataques às provedoras Sinqia e C&M...
Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...