Tribunal de Justiça do DF anuncia restabelecimento dos sistemas após incidente

Em novo comunicado, órgão afirmou que neste primeiro momento, foram liberadas funções essenciais do Sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) de 1º e 2º graus, bem como o painel antigo e a visualização de documentos. O sistema ainda pode enfrentar instabilidades pontuais por conta da eventual necessidade de ajustes

Compartilhar:

Nesta quarta-feira (03) o site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e o Sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) foram restabelecidos após o órgão identificar uma atividade suspeita no acesso de seu datacenter no último domingo (31). Como medida de segurança os sistemas foram desligados. Em comunicado divulgado nesta terça-feira (02), o TJDFT afirmou que não houve comprometimento em sua base de dados.

 

Ainda sobre o restabelecimento, neste primeiro momento, foram liberadas as funções essenciais do PJe de 1º e 2º graus, bem como o painel antigo e a visualização de documentos. O órgão ainda reforça que o sistema pode enfrentar instabilidades pontuais por conta da eventual necessidade de ajustes e ressalta que o restabelecimento total do PJe será feito de forma gradual.

 

“O restabelecimento do PJe não implica a retomada do curso dos prazos, que estão suspensos por motivo de força maior, conforme Portaria Conjunta 101/2022. Segundo o documento, fica assegurada às partes a restituição do prazo por tempo igual ao que faltava para sua complementação”, diz comunicado.

 

Em 2021, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul também foi vítima dos cibercriminosos e teve seus sistemas de informática impactados. Na ocasião, a equipe de segurança chegou a orientar os usuários internos a não acessarem os computadores de forma remota, nem se logarem nos computadores dentro da rede do TJ. Posteriormente, o órgão anunciou o restabelecimento dos serviços e descartou qualquer vazamento de dados de seus usuários.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:

 

O Sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) e o site do TJDFT foram restabelecidos, nesta quarta-feira, 3/8. O PJe, entre outros sistemas do Tribunal, foi desligado como medida de segurança no último domingo, 31/7, após detecção de atividade suspeita no acesso ao datacenter do TJDFT. Não houve comprometimento à base de dados.

 

Neste primeiro momento, foram liberadas as funções essenciais do PJe de 1º e 2º graus, bem como o painel antigo e a visualização de documentos. O TJDFT ressalta que o sistema está sujeito a instabilidades pontuais em razão da eventual necessidade de ajustes. O restabelecimento total do PJe será feito de forma gradual.

 

ATENÇÃO: O restabelecimento do PJe não implica a retomada do curso dos prazos, que estão suspensos por motivo de força maior, conforme Portaria Conjunta 101/2022. Segundo o documento, fica assegurada às partes a restituição do prazo por tempo igual ao que faltava para sua complementação.

 

O expediente da Secretaria e dos Ofícios Judiciais da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios segue suspenso no dia 4 de agosto de 2022, conforme Portaria Conjunta 101 de 02 de agosto de 2022.

 

Durante a suspensão do expediente, o TJDFT funciona em sistema de plantão pelo Núcleo Permanente de Plantão Judicial (NUPLA) para atendimentos apenas de medidas urgentes, como habeas corpus, medidas protetivas e medidas que impliquem perecimento de direito, alimentos, entre outras.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones (61) 3103-7338 ou 99989-7254 ou pelo e-mail nupla@tjdft.jus.br.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Embasa acelera transformação digital e aposta em conectividade segura fim a fim

A companhia apresentou sua estratégia de modernização da infraestrutura de TI, com foco em Segurança, escalabilidade e alta disponibilidade para...
Security Report | Destaques

ATUALIZADO: Painel de incidentes destaca ocorrências mais recentes

O Painel de Ataques foi atualizado com os casos de incidentes e seus desdobramentos, envolvendo organizações como o Grupo Kering,...
Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover adia retomada das atividades após ciberataque

Montadora afirma que investigação forense do incidente ainda não foi concluída e a recuperação das atividades ao nível global segue...
Security Report | Destaques

Grupo Kering sofre suposto ciberataque com vazamento de dados

Empresa controladora de marcas de luxo como Gucci, Balenciaga e Alexander McQueen confirmou a agências internacionais de notícias que informações...