TRE-RR consolida Cibersegurança com apoio de aliança da indústria Cyber

Parceria bem-sucedida entre o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, Teltec e Cisco leva mais visibilidade ao ambiente, permite uma integração mais fluida entre as soluções e gera mais segurança aos usuários

Compartilhar:

Com o objetivo de elevar mais segurança, transparência e lisura ao processo eleitoral todo, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) conta com uma parceria de longa data com a Teltec Solutions. Entre os projetos mais recentes estão o refresh da rede Wi-Fi – que envolve atualização de produtos, migração de access points e configurações – e a implementação de soluções de controle de acesso.

 

O trabalho celebra a parceria bem-sucedida entre o órgão, a Teltec e a Cisco, visando um projeto padronizado com os mesmos fornecedores, uma estratégia que facilita o gerenciamento tecnológico, leva mais visibilidade ao ambiente, permite uma integração mais fluida entre as soluções utilizadas pelo órgão público e, consequentemente, gera mais segurança aos usuários.

 

Segundo Severino Caetano José Filho, encarregado da implementação das soluções voltadas à defesa cibernética no TRE-RR, em função da polarização política, qualquer problema que ocorra em um site eleitoral pode levar a uma divergência muito grande de opiniões e causar problemas sérios no processo democrático. “Alguns eventos ocorridos no passado acenderam alertas que exigiram um foco ainda maior nos cuidados e nas boas práticas de implementações de tecnologias”, disse. Consequentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu um nível de maturidade em defesa cibernética e solicitou aos tribunais regionais que seguissem o novo modelo estabelecido.

 

“A partir de 2011, fizemos algumas implementações voltadas para LAN Switches para melhorar a parte de controle de tráfego da rede, melhorar a parte de cabeamento, entre outras coisas. Para a nossa felicidade, no nosso primeiro projeto, conseguimos êxito para fazer uma licitação de Switch de topo de hack. A partir daí, criamos um padrão para implementar soluções que nos dessem facilidade de gerenciamento. Na época, os produtos da Cisco venceram as licitações”.

 

Caetano afirma que a padronização dos equipamentos de um único fabricante alia qualidade e facilidade de gerência para que a equipe fizesse as implementações com mais segurança e estabilidade aos usuários. “Após a adoção do Switch Datacenter, a Teltec, que já estava consolidada como a nossa parceira, começou a buscar soluções mais voltadas para o controle de acesso”, explicou.

 

Diante desse contexto, foi apresentado ao órgão o Cisco Identity Services Engine (ISE), um produto de administração de rede que permite a criação e aplicação de políticas de segurança e acesso para dispositivos de finais conectados aos roteadores, switches e controle da rede wireless de uma organização. O produto chegou para complementar a segurança fornecida pelo Cisco Secure Firewall Threat Defense e ajudava a organização a implementar o modelo Zero Trust.

 

“O ISE veio justamente para nos apoiar fortemente na questão de wireless, porque, com ele, conseguimos fazer uma segmentação melhor dentro da rede e apresentar várias facilidades para o nosso público, ganhando produtividade em muitas áreas”, explicou. Caetano destacou ainda a disponibilização de mais serviços de forma segura e acesso aos usuários às aplicações internas que antes não eram possíveis de forma móvel. “Esse processo nos levou a ter mais mobilidade e um controle de acesso mais adequado”.

 

O especialista frisa que a estratégia de padronização também melhorou a disponibilidade das aplicações devido à evolução dos controles de firewalls, levando a uma rede muito mais estável do que antes. “Outra grande vantagem é a interoperabilidade, porque você consegue fazer as integrações de forma muito mais fácil e tranquila, com um dashboard único, que se integra com várias soluções, diversos produtos, de acordo com licenciamento”. Essa visão geral de tudo aquilo que tem na sua rede permite ao gestor tomar decisões mais rápidas, fundamental na hora de responder a ameaças cibernéticas. “Hoje, com a velocidade dos ciberataques, você precisa ter uma ação rápida de resposta a incidente, especialmente em equipes reduzidas”.

 

Caetano ressalta ainda que o sucesso dessa estratégia de gerenciamento unificado e do avanço em maturidade em cibersegurança se dá graças ao apoio da Teltec, que “entendeu as demandas e soube nos mostrar aquilo que realmente a gente precisa”. “Sendo uma parceira de Excelência, eles oferecem um nível de suporte superior e nos ajudam a extrair o melhor que as soluções oferecem”. E acrescenta: “A gente trabalha em um nível de confiança muito elevado, desde que iniciou a parceria. A gente nunca teve uma experiência ruim com a Teltec em todas as situações em que a empresa venceu as licitações”, finalizou.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Ecossistema global de ransomware mira ataques no setor de Saúde no Brasil

Cibercriminosos miram vítimas vulneráveis: hackers chantageiam hospitais, negociam dados de pacientes e encontram parceiros por meio de anúncios na darknet
Security Report | Overview

Investigação aponta uso de apps falsos para fraudar compras físicas

Aplicativos mobile são usados por golpistas para simular uma transferência PIX para iludir o caixa e sair com as compras...
Security Report | Overview

Novo framework busca apoiar estratégias de prevenção de perda de dados

O framework inspirado no NIST, fornecido pela Proofpoint e por parceiros certificados, aproveita a experiência inigualável em projetar e operar...
Security Report | Overview

Brasil tem segunda maior maturidade cibernética das Américas, diz relatório

UIT aponta evolução do País na construção de capacidades em cibersegurança